Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN ARIADNE LEITE SANTOS

DISCENTE: KAREN ARIADNE LEITE SANTOS
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Laboratório SERGEO
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO EM ÁREA RURAL COM DADOS DE RADAR DE PENETRAÇÃO DO SOLO.
PALAVRAS-CHAVES: Superfície freática. Bacia experimental. Mapeamento. Formação Barreiras. Geotecnologias.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

Os avanços tecnológicos nas últimas décadas, mostram a necessidade da gestão integrada da água, considerando as águas superficiais e subterrâneas em comunicação, a fim de proteger e garantir os recursos, além de otimizar a sua distribuição. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo principal, avaliar a capacidade de dados de Radar de Penetração do Solo (RPS) para caracterizar a quantidade de água subterrânea de uma área rural. O trabalho será realizado na microbacia experimental (~120 ha) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma sub-bacia do rio Poxim, localizada no município de São Cristóvão-SE. O nível do lençol freático será estimado por um RPS em uma linha de varredura de 200 m, coberta com pastagem. Serão realizadas quatro campanhas de aquisição, duas no período seco e duas no período chuvoso do ano e coletas simultâneas de dados do nível da água em dois poços na área. Serão levantados perfis de solo/rocha ao longo das linhas de varredura, com amostragens e análises de porosidade, granulometria e condutividade hidráulica úteis para calibração do equipamento e definição do gradiente hidráulico e fluxo na área. Será realizada a análise fisiográfica dos recursos hídricos superficiais e o balanço hídrico simplificado para correlacionar com dados do lençol freático adquiridos. Os recursos hídricos superficiais serão caracterizados com base no modelo digital de elevação obtidos por Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) e dados registrados nas estações de monitoramento pluviofluviométricos presentes na área da bacia. Como resultado espera-se validar o uso do radar para estimar nível do lençol freático na região, bem como definir as relações presentes entre água superficial e subterrânea considerando os aspectos geomorfológicos e climáticos. A pesquisa deve contribuir para fornecer mais informações hidrogeológicas para a região, visto a potencialidade e demanda do aquífero Barreiras presente em toda faixa litorânea, o qual é cada vez mais demandado, embora não disponha de monitoramento adequado para a caracterização quantitativa. Ao final da pesquisa pretende-se submeter um artigo com os resultados obtidos a uma revista indexada e de corpo editorial de QUALIS referência ≥ B2 na área de engenharias I.

Presidente - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo ao Programa - 1544628 - WALTER SYDNEY DUTRA FOLLY

Notícia cadastrada em: 06/02/2020 09:32