Banca de QUALIFICAÇÃO: HEITOR TORRES SILVEIRA

DISCENTE: HEITOR TORRES SILVEIRA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala E5 - NUPEG
TÍTULO: Avaliação da qualidade da água do reservatório do Poxim através do índice de qualidade da água e estado trófico
PALAVRAS-CHAVES: Recursos hídricos, monitoramento, reservatório, gestão
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

O crescimento populacional desenfreado e desordenado gera um maior impacto nos recursos hídricos, fazendo com que estes recursos sofram maior influência da poluição. Avaliar a qualidade de água torna possível o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisão ligadas ao uso da água e, além disso, é uma das grandes preocupações da gestão hídrica, principalmente quando aliada ao desenvolvimento sustentável, buscando manter e/ou reaver o equilíbrio entre oferta e demanda. O reservatório do Poxim, construído com o intuito de regularizar a vazão do rio, é responsável por 27% do abastecimento da região metropolitana de Aracaju. As principais atividades antropogênicas na bacia são agricultura e indústria, onde se apresentam sérios problemas decorrentes do despejo de resíduos sólidos e descarga de efluentes, que ficam ainda mais evidentes devido à falta de tratamento de esgoto na região. O estudo tem por objetivo avaliar a qualidade da água do reservatório do Poxim, com o intuito de classificar o corpo hídrico e, nesse sentido, auxiliar a gestão sustentável da bacia. Os parâmetros a serem analisados serão: turbidez, temperatura, pH, nitrogênio total, fósforo total, demanda bioquímica de oxigênio, resíduos totais, oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes. Será utilizado o Índice de Qualidade de Água (IQA) para determinação qualitativa, visto que é o índice de fácil aplicação e entendimento, além de ser amplamente difundido em todo o mundo. Os pontos de coleta serão definidos após análise preliminar do reservatório, com o intuito de escolher locais que o representem de maneira significativa. As coletas serão realizadas em períodos secos e chuvosos, para se observar a influência sazonal na qualidade da água. Temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e sólidos dissolvidos totais serão analisados em campo, no ato da coleta, enquanto os demais parâmetros serão analisados em laboratório. Os dados analisados passarão por tratamento estatístico, para posterior aplicação do índice e enquadramento do corpo hídrico. A expectativa é de uma qualidade de água boa para consumo humano, bem como um enquadramento que permita sua utilização para irrigação e indústria, por exemplo, apesar da ciência das diversas ações antropogênicas. Além disso, acredita-se que o estudo pode servir de auxílio para a gestão dos recursos hídricos neste reservatório, determinando-se políticas públicas para redução, principalmente, do despejo de esgoto e efluentes, além de uma maior responsabilidade na captação do recurso hídrico. Além disso, vista contribuir com informações relevantes para o público em geral, por meio de publicações de artigos em feiras e congressos.

Interno - 017.488.165-78 - ADNIVIA SANTOS COSTA MONTEIRO
Presidente - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Interno - 013.892.295-05 - SILVÂNIO SILVÉRIO LOPES DA COSTA

Notícia cadastrada em: 30/01/2020 21:38