Banca de DEFESA: ANDERSON DE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE: ANDERSON DE ALMEIDA SANTOS
DATA: 30/05/2018
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: MODELAGEM DA INTERCEPTAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA DA BACIA DO RIO POXIN, SÃO CRISTÓVÃO-SE.
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Hidrográfica; Interceptação Vegetal; Balanço Hídrico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A dinâmica do processo de interceptação da chuva pelo dossel florestal dependeprincipalmente das características das chuvas e da estrutura vegetal representando umprocesso em constante mudança devido aos fatores mutuamente interativos. Este é oprimeiro processo pelo qual a água da chuva passa na bacia hidrográfica. Omonitoramento e modelagem desse processo são importantes, apesar de muitas vezesdesprezados, para se quantificar qual a parcela da chuva realmente chega ao solo.Com isso, objetivo deste trabalho foi realizar a modelagem da interceptação daprecipitação pluvial em um fragmento de Mata Atlântica na microbacia do Timbó,Sergipe utilizando o modelo de Rutter. Para isso, foram demarcadas três parcelas de 30x 30 metros ao longo de um fragmento florestal da bacia experimental do Timbó, SE. Aprecipitação interna (PI), em milímetros, foi quantificada a partir da instalação de 75pluviômetros, 25 em cada parcela experimental. A precipitação externa (P), também emmilímetros, foi obtida por meio de um pluviômetro em área descampada, a umadistância de 300 m das parcelas experimentais. A interceptação (I) foi estimada pela diferença entre P e precipitação efetiva (PE). Todos os parâmetros foram monitorados no período de 03/04/2017 a 26/09/2017, resultando em 29 eventos. O total precipitado foi de 1.043,8 mm. A precipitação interna foi 817,2 mm, correspondendo a 78,3% do total precipitado. A Interceptação foi de 226,6 mm, ou seja, 21,71% da precipitação total. A correlação entre P e PI apresentou elevado coeficiente de determinação (R² =0.999148). Utilizando modelo de Rutter, o total da precipitação estimada para o mesmo período foi 1.038,35 mm. A precipitação interna foi 889,99 mm, correspondendo a 85,71% do total precipitado. A interceptação correspondeu a 14,34% da precipitaçãototal. Quando realizada a correlação entre P e PI, o modelo de Rutter apresentouelevado coeficiente de determinação (R² = 0,998215). A partir dos resultados obtidos por esse estudo, fica comprovado que é possível simular as perdas por interceptação da precipitação pela vegetação (I) de Mata Atlântica, com bom nível de eficiência, utilizando o modelo de Rutter, além de servir como ferramenta para monitoramentos dos parâmetros do balanço hídricos de bacias hidrográficas semelhantes.

Presidente - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2024086 - DIEGO CAMPANA LOUREIRO