Banca de DEFESA: SILVANEIDE LOBO DA SILVA

DISCENTE: SILVANEIDE LOBO DA SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NA CULTURA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L) BRS – PONTAL EM AMBIENTE PROTEGIDO
PALAVRAS-CHAVES: Reúso; Irrigação; Qualidade microbiológica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A água é um recurso natural importante para a sobrevivência do homem e demais seres vivos que habitam o planeta. Sendo ela a substância fundamental para a manutenção dos ecossistemas da natureza. O uso incessante e desmoderado da água por parte do crescimento populacional demasiado junto com a urbanização e a industrialização vêm gerando um grande volume de águas residuárias que são jogadas de forma incorreta nos rios e lagos. Muitas das vezes, esse resíduo retorna ao meio ambiente com tratamento inadequado que consequentemente vem a aumentar a poluição dos corpos hídricos. Pensando nessa temática, o reúso de efluente tratado na agricultura irrigada é uma alternativa viável que vem a diminuir o volume utilizado de água de boa qualidade gerado na irrigação. Visto também que o reuso de efluente doméstico tratado na agricultura concebe a possibilidade de proteção sobre a demanda de água, possibilita a ampliação de áreas irrigadas, diminuição das contaminações dos corpos receptores e redução de custo de produção de água potável, tendo em conta o transcendente conteúdo de matéria orgânica e de nutrientes presentes nos efluentes devido a sua composição mineral. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação de efluente doméstico tratado na cultura do Feijão (Phaseolus vulgaris L) variedade BRS-Pontal irrigada com diferentes níveis de reposição da evapotranspiração da cultura (ETc) e concentrações de efluente doméstico tratado. O experimento foi realizado em ambiente protegido do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), localizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão no período de Maio a Julho de 2017. Os efluentes domésticos tratados foram coletados na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da UFS, localizada no Município de São Cristóvão/SE. As irrigações da cultura foram submetidas a três concentrações de efluente (0, 50 e 100%); quatro lâminas de irrigação correspondentes a 50, 75, 100 e 125% da ETc diária e quatro repetições, totalizando em um número de 48 vasos. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizado (DBC). Para a concentração de efluente e lâmina aplicada foi realizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade como também foi utilizado uma análise de regressão para as variáveis quantitativas. As plantas irrigadas com 100% de efluente mais 100% da ETc tiveram maior desenvolvimento, exceto para a variável diâmetro caulinar que obteve os melhores resultados quando irrigada com 50% de efluente doméstico mais 50% de água de abastecimento e com reposição de 100% da ETc. A qualidade microbiológica dos grãos do feijão se apresentou dentro dos padrões exigidos pela Resolução da Diretoria Colegiada nº 12/2001 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O uso do efluente doméstico tratado não prejudicou as características químicas do solo e teve bom resultado como aporte nutricional para as plantas. Concluindo assim, que o efluente doméstico tratado surge como uma alternativa viável para suprir as necessidades hídricas e em grande parte nutricional para a cultura do feijão variedade BRS- Pontal.

.

Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO
Externo ao Programa - 1699638 - TATIANA PACHECO NUNES