Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS LEI DA SILVA

DATA: 22/02/2018
LOCAL: Container do PRORH
TÍTULO: MANEJO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DOMÉSTICA NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
PALAVRAS-CHAVES: Reúso; Casa de Vegetação; Vigna unguiculata (L.) Walp.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A água é um recurso limitado e finito, e a sua disponibilidade define a existência, ou não, dodesenvolvimento local. O aumento populacional tem acarretado em um maior consumo de água econsequentemente na elevação do efluente doméstico gerado, o qual muitas vezes retorna ao ambientecom tratamento inadequado. Dessa forma, o reúso de água residuária na irrigação é uma alternativa paraque o montante requisitado pela agricultura seja contemplado sem prejudicar o abastecimento público e adessedentação de animais, os quais são usos prioritários, além de evitar possíveis contaminações dosmananciais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho será avaliar o crescimento e produção de feijão(Vigna unguiculata (L.) Walp.) irrigado com diferentes lâminas e concentrações de água residuáriadoméstica. O experimento será realizado em Delineamento de Blocos Casualizados (DBC) em esquemafatorial 3 x 4 cultivado em casa de vegetação localizada na Universidade Federal de Sergipe. A culturaserá submetida a três concentrações de efluente (0, 50 e 100%); quatro lâminas de irrigaçãocorrespondentes a 50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração da cultura (ETc) e quatro repetições,totalizando 48 vasos. Para o controle de irrigação será utilizada uma estação meteorológica automáticainstalada no interior da casa de vegetação. Pretende-se com o experimento averiguar a possibilidade desubstituir a fonte de água potável por uma de qualidade inferior, priorizando assim a primeira para os finsmais nobres.

Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO
Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI