Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ILMAR TÍNEL DE CARVALHO JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ ILMAR TÍNEL DE CARVALHO JÚNIOR
DATA: 16/12/2016
LOCAL: A SER DEFINIDO
TÍTULO: DINÂMICA DO CARBONO E FÓSFORO EM SOLO TRATADO COM BIOCARVÃO NA SUB-BACIA DO RIO POXIM
PALAVRAS-CHAVES: clima, sequestro de carbono, resíduos, MO, sorção.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A ocupação desordenada e o uso inadequado do solo para fins
agropecuários na sub-Bacia do rio Poxim tem alterado sensivelmente a
qualidade do solo e dos recursos hídricos nessa região. O uso intensivo do solo
associado a praticas de manejo tradicionais expõe a matéria orgânica (MO) e
acelera a sua degradação, o que influencia de forma direta na destruição da
estrutura, e por conseqüência, na erosao, com perdas de nutrientes, sedimentos
e agua, provocando poluicao difusa em varios trechos do Rio Poxim. . A MO tem
papel fundamental na dinâmica do carbono e do fósforo no solo, dois elementos
de grande importancia ambiental. Carbono tem grande influencia na qualidade do
solo e do ar; Fosforo e um importante macronutriente que influencia a qualidade
do solo e da agua. Praticas de manejo que visem o adequado equilibrio desse
dois elementos no solo sao fundamentais para a sustentabilidade dos
ecossistemas naturais e de producao. Nesse contexto, a aplicação de biocarvão
(BC), um subproduto da pirolise de residuos organicos, apresenta-se como uma
importante ferramenta no manejo do solo por atuar no sequestro de carbono do
solo e na criação de sítios de troca que reduzem as perdas de nutrientes por lixiviação. Isso porque o biocarvão tem elevada recalcitrancia e capacidade de retencao. Portanto, o objetivo deste trabalho e avaliar a influencia de diferentes tipos de biocarvão no comportamento do carbono e do fósforo (P) em um Argissolo Amarelo cultivado com abacaxi (Ananas comosus L Merril), em condições de campo. A estrutura do solo também será avaliada. Um experimento extra será conduzido em laboratório com o objetivo de avaliar mais precisamente as interacoes do P com o biocarvão. O experimento de campo será desenvolvido no campo experimental da Universidade Federal de Sergipe, área inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Poxim, em Sao Cristovao, SE, em delineamento blocos casualizados, com 5 tratamentos (1. biocarvão de casca de coco seco; 2. Biocarvão de lodo de esgoto; 3. biocarvão de casca de coco seco +biocarvão de lodo de esgoto; 4. biocarvão de casca de coco seco + lodo de esgoto; 5. Controle, sem biocarvão), com 6 repetições, totalizando 30 parcelas. Serão determinados os teores labeis e estaveis do carbono e do fosforo, bem como os indices de sensibilidade desses elementos, os quais permitirao avaliar o potencial de perdas e danos ambientais. Parametros fisico-hidricos relacionados a estrutura do solo também serão avaliados em amostras indeformadas. O experimento de laboratório será realizado com o mesmo tipo de solo, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3, sendo 3 tipos de biocarvão (casca de coco seco, bagaço de laranja e lodo de esgoto) e três doses de biocarvão (0, 30 e 60 t ha -1 ), com três repetições. Será adicionada uma solução de ácido fosfórico (H 3 PO 4 ), com garantia mínima de 40 % de P 2 O 5 . O solo será mantido a 70% da capacidade de campo e a incubação será de 4 meses, quando então as amostras serão coletadas para avaliação da labilidade do P.. Assim, espera-se que o biocarvão atue no aumento e manutenção do teor de M.O. do solo, na eficiência no uso da água, na produtividade do abacaxi, na redução de perdas de P do solo e na maior absorção de P pelas plantas.

Externo ao Programa - 1455686 - ALESSANDRA MARIA FERREIRA REIS
Presidente - 1051888 - MARIA ISIDORIA SILVA GONZAGA
Externo ao Programa - 2178501 - PEDRO ROBERTO ALMEIDA VIEGAS

Notícia cadastrada em: 29/11/2016 12:31