Banca de DEFESA: IDAMAR DA SILVA LIMA

DISCENTE: IDAMAR DA SILVA LIMA
DATA: 29/02/2016
LOCAL: A SER DEFINIDO
TÍTULO: PARÂMETROS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO, LIXIVIAÇÃO DE NUTRIENTES E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DO GIRASSOL (Helianthus annuus) EM ARGISSOLO AMARELO TRATADO COM BIOCARVÃO
PALAVRAS-CHAVES: biochar, qualidade dos solos, crescimento e produtividade do milho.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

Os benefícios do uso do biocarvão vão além da melhoria na qualidade física, química e biológica do solo, por se tratar de matéria orgânica de natureza resistente e recalcitrante, alcançam também aspectos ambientais de relevada importância regional e mundial, como o sequestro de carbono no solo e a destinação eficiente dos resíduos orgânicos sólidos. Assim o referido trabalho objetivou avaliar o efeito do biocarvão de casca de coco no comportamento dos atributos químicas e físicos do solo e no sequestro de carbono. O experimento foi desenvolvido na cidade universitária Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos (Universidade Federal de Sergipe) entre os meses de julho e outubro de 2015. O solo utilizado no estudo foi a camada superficial de um solo classificado como Argissolo Vermelho Amarelo segundo EMBRAPA (2007), o delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 5 tratamentos que representarão as doses de biocarvão aplicadas ( 0; 2,5; 5; 10 e 30t ha-1) com 5 blocos totalizando 30 parcelas, sendo o biocarvão aplicado a uma profundidade de 20cm, as variáveis analisadas formam: capacidade de campo, ponto de murcha permanente, disponibilidade total de água, densidade macro e microporosidade do solo no final do experimento 78 dias após a incorporação do biocarvão e analise químicas do solo para determinar P disponível, K trocável, Na trocável, Al trocável, Ca trocável, Mg trocável, carbono orgânico total esta realizadas duas vezes aos 7 e 78 dias após a aplicação do biocarvão. A adição do biocarvão contribuiu para a melhoria das características físicas do solo, aumentando a retenção de água, microporosidade e reduzindo a densidade do solo, contribuiu para uma redução da acidez e do alumínio disponível no solo, também proporcionou um aumento na fertilidade do solo, sendo fonte de fósforo e potássio, mas sua aplicação deve ser bem assistida por possuir características químicas limitantes como pH, condutividade elétrica do solo (sais) principalmente o sódio, sua utilização também contribuiu com o aumento e manutenção dos estoque de carbono no solo.

Interno - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 140555 - MARCOS CABRAL DE VASCONCELLOS BARRETTO
Presidente - 1051888 - MARIA ISIDORIA SILVA GONZAGA

Notícia cadastrada em: 11/02/2016 16:58