Banca de QUALIFICAÇÃO: JEISIKAILANY SANTOS PEIXOTO

DATA: 25/02/2015
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO BAIXO SÃO FRANCISCO
PALAVRAS-CHAVES: Recursos hídricos, Bacia hidrográfica, Palavras-chave: Qualidade da água, Baixo São Francisco, Ecokit
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

O uso inadequado dos recursos naturais passou a ser uma preocupação de ordem mundial. Dentre esses recursos a água é fundamental a todas as formas de vida no planeta Terra, pois possui um grande valor econômico, ambiental e social. Sendo uma fonte de vida única, escassa e mantenedora do equilíbrio dos ecossistemas. Sendo assim, a crise ambiental está relacionada com o agir do homem que por sua vez trata o planeta como se o mesmo possuíse fontes inesgotáveis de recursos naturais. A questão da qualidade da água ganhou mais destaque com a sanção da Lei Federal 9.433 de 08 de Janeiro de 1997,tendo como um de seus fundamentos a gerência desse recurso, proporcionando o uso múltiplo, de forma que seja assegurado a utilização desse bem tão essencial a vida as atuais e futuras gerações, em padrões de qualidade aos seus demais usos. O controle da qualidade da água está condicionado as fontes e do planejamento em nível de bacia hidrográfica a partir de um gerenciamento da água levando em consideração o ciclo de uso. O monitoramento da qualidade da água através de análise físico-química e microbiológica fornece subsídio às políticas de proteção ambiental e a tomada de decisão, quanto as ações de gestão ambiental. Sendo assim, devido a pobreza de dados relacionados ao monitoramento contínuo da qualidade da água do baixo São Francisco, este trabalho tem como objetivo geral avaliar a qualidade das águas e aspectos socias relacionados ao uso dos recursos hídricos dos moradores do Baixo São Francisco a partir do monitoramento qualitativo da água, com a utilização de um ecokit de medição de qualidade da água, o Kit (Conjunto ou estojo portátil), constituído de frascos, reagentes e outros materias para a realização de análises físico-químicas. Esta ferramenta permite a indivíduos treinados e denominados de agentes da água monitorar a qualidade da água onde residem. Esse monitoramento será realizado duas vezes ao mês, de janeiro a julho de 2015, em trechos distintos dos rios Betume, Jacaré e São Francisco, será realizado junto aos assentados, filhos de irrigantes, agentes de saúde, diretores, professores e alunos do ensino médio de escolas técnicas e secundárias da região. Os parâmettros que serão analisados serão temperatura, turbidez, condutividade elétrica, dureza, sólidos totais dissolvidos, sólidos totais em suspensão, oxigênio dissolvido e coliformes totais.

Interno - 2499103 - ELISANGELA DE ANDRADE PASSOS
Externo à Instituição - KELMA MARIA VITORINO ALMEIDA
Presidente - 557.835.975-20 - MARINOÉ GONZAGA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 24/02/2015 08:23