Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILTON SILVA DOS SANTOS
DATA: 04/08/2022
HORA: 20:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: História e memória social do Teatro Lagartense: conformação e estreia do Conra & Lagartos
PALAVRAS-CHAVES: Cobras & Lagartos, Teatro, Memória, História de Lagarto
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:
O trabalho em questão, visa analisar um dos aspectos da cultura plural e multifacetada da cidade de Lagarto/SE, o teatro. Focando nas memórias de integrantes, e alguns espectadores, referentes as suas experiências de vida e a primeira apresentação pública da Companhia de Teatro Cobras & Lagartos. O fenômeno teatral em Lagarto não é algo novo e nem foi estabelecido por esta Cia. Contudo, a partir de sua fundação, ações e componentes, ele foi impulsionado, de formas até então nunca vista na cidade, e gerou frutos atuantes e consolidados na cultura. Chegando a se caracterizar como principal representante do teatro deste interior e sendo figurinha carimbada no imaginário sobre a cultura local. Contudo, não ficou somente nos limites da cidade, pois ganhou o estado e chegou a conquistar um prêmio de âmbito nacional. Também, se tornandoPonto de Cultura financiado pelo Banco do Nordeste. Entrementes, o período estudado, compreendido principalmente pelas fontes transcriadas, possibilita a análise da conformaçãoe, para isso, precisamos conhecer os caminhos de sua concepção e como ele debutou, se apresentou a primeira vez, para a sociedade o qual inserido. Ora, tratasse de um fenômeno da memória social que ocorreu no ano de 2003 e, portanto, não se pretende discorrer narrativamente e de maneira processual apresentando datas e acontecimentos em uma demarcação temporal com começo e fim. A intenção é conhecer, e assim buscar compreender, os elementos, e histórias interconectadas, que, ao se condensarem, culminaram na Cia de teatro Cobras & Lagartos.
Uma pesquisa de história social do teatro, construída através da análise das memórias, documentos e transcriação de entrevistas semiestruturadas com base na história de vida. Tendo a História Oral, principal técnica para captação de fontes, e os fundamentos doParadigma Indiciário, a maneira de auxilio a interpretação de algumas falas e/ou manifestações opacas, como metodologias primordiais para busca de características e indícios que permitam melhor compreender esse fenômeno histórico.