Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO BARRETO SILVA
DATA: 27/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROBLEMA DO CONHECIMENTO DE DEUS: A basicidadeapropriada da crençateísta e as objeções Great Pumpkin
PALAVRAS-CHAVES: Alvin Plantinga, teísmo, racionalidade, justificação, objeçõestipo-Great Pumpkin, crençabásica.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO:
EstadissertaçãoO PROBLEMA DO CONHECIMENTO DE DEUS: A basicidadeapropriada da crençateísta e as objeções Great Pumpkinpretendeanalisarcriticamenteosargumentostipo-Great Pumpkin contra a basicidadeapropriada da crençaem Deus comodefendidapelofilósofoamericano Alvin Plantinga (1932-). Nessecontexto, a tese de que a crençateístapodeserapropriadamentebásicaconstitui o objetodestapesquisa, enquantoseuproblemapodeserresumidonaseguintequestão: se a crença em Deus éapropriadamente básica, porque não poderíamos pensar a mesma coisa de qualquer outra crença? No primeirocapítulo, apresentamos a discussãosobre a racionalidade da crençareligiosa e a rejeição da objeçãoevidencialista da crençateístaporPlantinga, a partir da críticaformulada pelaEpistemologiaReformadaàTeologia Natural. No segundocapítulo, tratamos do fundacionismo clássico e das críticas formuladas por Alvin Plantinga ao “pacote clássico”da epistemologia (fundacionismo-evidencialismo-deontologismo), bem como sustentamos que a teoria da função apropriada proposta por Plantinga pode ser uma solução ao problema de Gettier. No terceiro capítulo, apresentamos como Plantinga aplica a sua teoria epistemológica àcrença teísta, sustentando a basicidade apropriada da crença em Deus. No quarto capítulo, analisamos as objeções tipo-Great Pumpkin e sustentamos que épossível defender a ideia da basicidade apropriada da crença em Deus, sem que com isso se admita ser racional acreditar em crenças bizarras. O interesse pelo tema revela-se no fatode que Alvin Plantinga articula uma defesa da ideia da crença em Deus como sendo apropriadamente básica, sem adotar uma postura fideísta ou evidencialista, como faz a maioria dos filósofos da religião contemporâneos, que atualizam e fornecem novos argumentos à teologia natural. Parece-nos que Plantinga inaugura ou, ao menos, sistematiza e articula, uma nova forma de epistemologia religiosa, através da criação de um novo sistema epistemológico aplicado à crença teísta. A metodologia empregada consistiu de análise e crítica dos argumentos de Plantinga, fundamentalmente encontrados em sua trilogia Warrant: the current debate (1993), Warrant and proper function (1993) e Warranted Christian Belief (2000), confrontando-os com as objeções dos seus críticos. Ao final, sustentamos que é possível defender a basicidade da crença em Deus como articulada por Plantinga.