A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: YBÍNE DIAS CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YBÍNE DIAS CORREIA
DATA: 09/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: A Auditorio  do pólo de Gestão
TÍTULO: PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MAURICE MERLEAU-PONTY
PALAVRAS-CHAVES: Corpo próprio. Expressão perceptiva. Expressão artística.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:

A presente dissertação pretende estudar a noção de “expressão simbólica” em obras de arte na primeira fase do pensamento de Maurice Merleau-Ponty, especialmente na obra Fenomenologia da percepção, partindo da ideia de que já nesta obra a noção “expressão simbólica” está esboçada, sendo desdobrada e aprofundada nas obras posteriores do autor. Mostraremos como as noções de corpo próprio e percepção são fundamentais para se pensar tanto a “expressão perceptiva” quanto a “expressão artística” ou simbólica, sobretudo na primeira fase de seu pensamento, na medida em que o corpo percebe o mundo de forma espacial e temporal no “logos do mundo estético”. Por meio de análises das filosofias e psicologias clássicas, Merleau-Ponty pretende abordar o fenômeno da percepção, procurando investigar a estrutura da correlação do sujeito (corpo próprio) com o mundo e com os outros, distanciando-se de toda forma clássica (moderna) de atribuição às intelecções pré-concebidas da percepção. Na obra de Merleau-Ponty, a descrição da estrutura da percepção liga-se à noção de um corpo suscetível de expressar arte e sedimentar significações como no caso da fala e da literatura. Neste trabalho, pretendemos apenas nos situar na primeira fase de seu pensamento, especificamente nas obras Fenomenologia da Percepção (1945) e O primado da percepção e suas consequências filosóficas (1946). Para dar conta do nosso objetivo, o trabalho está dividido em cinco capítulos: no primeiro, intitulado “Crítica aos prejuízos da tradição”, descrevemos a crítica de Merleau-Ponty às faculdades perceptivas das filosofias e psicologias clássicas; no segundo, “Corpo próprio: o sujeito da percepção”, procuramos descrever a noção de sujeito encarnado (corpo próprio), diferente do corpo objeto e sujeito pensante concebido pela tradição clássica; no terceiro, “A percepção e suas estruturas”, descrevemos em linhas gerais a estrutura da percepção segundo Merleau-Ponty; no quarto capítulo, “A expressão no âmbito da percepção”, procuramos descrever a noção de expressividade do mundo a partir da percepção do sujeito, ou seja, “as coisas como elas são” a partir da espontaneidade do mundo vivido e do corpo próprio que o percebe; por fim, no último capítulo, “O corpo e a expressão artística”, o assunto principal de análise é o capítulo VI da primeira parte da Fenomenologia da percepção (O Corpo como expressão e a fala), em que por meio deste capítulo procuramos evidenciar a presença da noção de expressão simbólica já na Fenomenologia da percepção. Nesse sentido, o corpo próprio pode ser comparado à obra de arte, sendo, portanto, uma forma de superação das dicotomias clássicas: corpo e alma; sujeito e objeto; consciência e mundo. Veremos que a arte e a linguagem (expressão simbólica) na filosofia de Merleau-Ponty possui uma peculiaridade extremamente singular enquanto expressão de um sujeito que se liga às amarras carnais do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1821062 - ANTONIO JOSE PEREIRA FILHO
Interno - 1777796 - MATHEUS HIDALGO
Externo ao Programa - 2493348 - VLADIMIR DE OLIVA MOTA

Notícia cadastrada em: 24/05/2017 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10