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Banca de DEFESA: ROSÂNGELA SOUSA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSÂNGELA SOUSA DE ALMEIDA
DATA: 24/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Educação e Narração em Walter Benjamin
PALAVRAS-CHAVES: Narração, educação, experiência e teatro brechtiano.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:

A presente dissertação busca estudar a relação entre narração e educação na perspectiva benjaminiana. Para tanto, seguiremos o seguinte percurso, dividido em dois momentos. No primeiro momento, abordaremos alguns textos escritos na juventude do autor, como A vida dos estudantes e, em seguida, passaremos à análise dos textos Experiência e pobreza (1933) e O Narrador (1936), nos quais é tematizado o diagnóstico de crise na modernidade, provocada pelo avanço da técnica e do capitalismo e, segundo a tese de Benjamin, isso ocasiona a substituição da “experiência” (Erfahrung) coletiva pela “vivência” (Erlebnis) subjetiva e fragmentária, o que permite explicar o desaparecimento da arte de narrar e de transmitir saber. Diante desse quadro, a dissertação busca uma resposta para a seguinte pergunta: será possível, com o fim das narrativas tradicionais, construir uma alternativa pedagógica vinculada à formas inovadoras de narrativa que tentem responder à pobreza da condição humana na modernidade? Se Baudelaire, através da “experiência do choque” presente em sua obra, é visto por Benjamin como um exemplo para se pensar a poesia lírica no auge do capitalismo, no campo da prosa, a obra de Proust ou Kafka, são alguns exemplos de formas de narrativa que, cada qual a seu modo, suscitam reflexão nos leitores. Ora, no segundo momento do nosso estudo, mostraremos que a obra teatral de Brecht através de técnicas de “estranhamento” produz efeito análogo nos espectadores. Nesta parte da dissertação, o intuito é compreender como se apresenta os mecanismos estéticos revolucionários presentes no teatro “épico” ou “narrativo” desenvolvido por Brecht e que Benjamin analisa no texto O que é o teatro épico? Indicaremos também o teatro “didático” com os seus aparatos de fazer pensar através jogo teatral, como vemos no Programa de um Teatro Infantil Proletário, como um mecanismo de aprendizagem fundamental, conforme Benjamin


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1821062 - ANTONIO JOSE PEREIRA FILHO
Interno - 2222748 - EVERALDO VANDERLEI DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1324306 - JOSALBA FABIANA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 04/02/2016 16:26
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