Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA MARIA SANTOS MACHADO

DISCENTE: TELMA MARIA SANTOS MACHADO
DATA: 06/03/2014
LOCAL: Auditório da COPGD, Pólo de Gestão/Pós-graduação (Prédio em Frende a Agencia do Banco do Brasil)
TÍTULO: Ética da responsabilidade ambiental em Hans Jonas e a relevância do diálogo entre a Filosofia, a Biologia e o Direito
PALAVRAS-CHAVES: ÉTICA AMBIENTAL. FILOSOFIA. BIOLOGIA. DIREITO.
ÁREA: Filosofia

Este trabalho versará sobre a ética da responsabilidade voltada para o futuro de Hans Jonas e procurará demonstrar a relevância, em plena era tecnológica, do diálogo entre Filosofia, a Biologia e o Direito. Embora se reconheça a necessidade de uma ampla interação entre as várias áreas do conhecimento frente aos desafios de uma responsabilidade ambiental que redunde na possibilidade de se ter o que Jonas denomina de “vida humana autêntica no planeta”, tornou-se necessário proceder a um corte epistemológico em vista da necessidade de limitação temática. À Luz principalmente de assertivas constantes do livro Princípio Responsabilidade, o tema ecoética será analisado do ponto de vista biológico, jurídico e especialmente filosófico, em capítulos específicos, porém não estanques, eis que a proposta ética de Jonas norteará a análise de cada um deles.

Interno - 1373680 - ALDO LOPES DINUCCI
Presidente - 1795083 - CONSTANCA TEREZINHA MARCONDES CESAR