Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA ANDRADE BARROSO SANTOS

DISCENTE: DÉBORA ANDRADE BARROSO SANTOS
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Via remota
TÍTULO: “CONTRA TUDO ISSO QUE ESTÁ A͔: COMO A CONSTRUÇÃO DO MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL DO RENOVA BR LEVOU ALESSANDRO VIEIRA AO SENADO POR SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: RenovaBR; eleições 2018; marketing político e eleitoral; outsider político; movimentos suprapartidários.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O presente projeto tem como objetivo discutir os aspectos que levaram, nas eleições de 2018, o delegado Alessandro Vieira (Cidadania) ao cargo de Senador por Sergipe, sem nenhum histórico político ou nome conhecido pela população sergipana que o legitimasse enquanto representante popular. A pesquisa define-se a partir da perspectiva da conjuntura política entre os anos de 2013 e 2018 no Brasil, além da análise do papel do RenovaBR, consolidado e materializado na figura do candidato gaúcho, radicado em Sergipe, durante o pleito; tanto na sua construção às bases de uma preparação política especializada, através da escola de lideranças do movimento suprapartidário em questão, quanto pelo uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), e do marketing político e eleitoral, para a edificação de uma persona capaz de suprir os anseios de uma grande parcela da população votante do estado de Sergipe. A importância desta análise se dá em perceber como personas políticas iniciantes podem unir o contexto socioeconômico e cultural, além das velhas práticas políticas, travestidas de novidades, para ganhar o voto dos eleitores; tudo isso se utilizando de discursos da publicidade e da propaganda em diversas plataformas comunicacionais, que trazem à tona a subjetividade UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE dos anseios sociais na construção de uma narrativa em meio a uma “crise de representatividade” social, política e econômica.

Presidente - 2212799 - VERLANE ARAGAO SANTOS
Interno - 2864271 - VITOR JOSE BRAGA MOTA GOMES
Externo à Instituição - PATRÍCIA MAURÍCIO CARVALHO

Notícia cadastrada em: 22/10/2021 14:11