Banca de QUALIFICAÇÃO: KAIPPE ARNON SILVA REIS

DISCENTE: KAIPPE ARNON SILVA REIS
DATA: 08/09/2021
LOCAL: Via remota (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: “Não to aqui pra gracinha: As personagens LGBTAs das séries cômicas originais Netflix na década de 2010”.
PALAVRAS-CHAVES: Representação; LGBTA; Estudos Culturais; Netflix; Comédia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Segundo pesquisa de James Corfield (2017, p. 55), em produções da Netflix, o gênerocômico apresenta uma quantidade maior de representações LGBTAs em comparaçãoaos gêneros drama e crime da própria plataforma, bem como em relação aos trêsgêneros na televisão dos EUA. Esse dado nos fez pensar sobre quais identidades foramrepresentadas nestas séries e a forma como a comicidade se deu nestes casos. Maisalém, interessa-nos compreender o grau de relevância que esses personagens possuemno elenco das séries em questão. Assim, o presente trabalho buscou identificar comoLGBTAs foram representades nas séries cômicas originais da Netflix da década de2010. Dentre as 81 séries cômicas originais lançadas no período pesquisado, 30apareceram na fase de pré-análise - localizadas através de pesquisas no buscador doGoogle e nos relatórios da GLAAD - tendo ao menos uma personagem pertencendo àcomunidade LGBTA. Tendo em vista o volume de conteúdo, optou-se por um corpus deanálise com base na amostra de até 10 episódios de cada produção localizada tomando como base as notas no site IMDb. O resultado foi um corpus de 274 episódios. Para se debruçar sobre estas produções, foi escolhida a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) numa abordagem quantitativa/qualitativa que se desenvolveu em quatro eixos: “Netflix”, “Demografia”, “Representação” e “Comicidade”. As categorias analíticas desenvolvidas neste trabalho têm como base proposições teóricas de Greimas (1987) e Propp (1992), bem como o marco teórico dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero.

Externo à Instituição - FELIPE VIERO KOLINSKI MACHADO MENDONÇA
Interno - 2019547 - GREICE SCHNEIDER