Banca de DEFESA: DHIONE OLIVEIRA SANTANA

DISCENTE: DHIONE OLIVEIRA SANTANA
DATA: 24/08/2021
LOCAL: Por videoconferência motivada pela necessidade de distanciamento social diante da pandemia.
TÍTULO: “A Narrativa do Câncer nas Telenovelas”.
PALAVRAS-CHAVES: Telenovelas; Merchandising Social; Saúde e Doença; Câncer; Análise de Conteúdo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Nenhuma outra obra de ficção audiovisual no país conseguiu despertar tanto o interesse

do público brasileiro quanto as telenovelas. Tendo sua origem ligada a literatura dos romances franceses no século XIX, aqui, o gênero se “abrasileirou”, adotando uma estética própria e temas que se aproximam do cotidiano do público brasileiro, com destaque para questões de relevância social que envolvem a saúde e a doença. Não raramente esses produtos, por meio de merchandising social, abordaram temas como o câncer, doença que atingirá para cada ano do triênio 2020-2022, 625 mil brasileiros. Uma vez que as telenovelas abordam tal condição de saúde, nosso objetivo foi, por meio da análise de conteúdo das telenovelas das 21 horas da Rede Globo de televisão, compreender como ela é retratada. Em estudo, codificamos sete categorias que descreveram: 1. “Perfil dos Personagens”, 2. “Tipos de Câncer”, 3. “Causas do Câncer”, 4. “Descobertas do Câncer e Sintomas”, 5. “Tratamentos Submetidos”, 6. “Estágio do Câncer e Desfecho da Doença”, 7. “Razões Dramáticas”. Notamos que a maioria dos personagens que tiveram a doença são mulheres adultas, de classe social média-alta, com os mais variados tumores (sete tipos ao todo), sem causas médicas claras para a doença, com tratamentos que seguem o recomendado pela literatura médica específica, mas com alta taxa de letalidade. A alta letalidade dos personagens se justificou, do ponto de vista ficcional, pela necessidade de exploração do sofrimento dos mocinho/as, como castigo para atos cruéis, bem como um recurso dramático que permitiu mudanças nos rumos das narrativas analisadas.

Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Externo ao Programa - 1060591 - VALERIA MARIA SAMPAIO VILAS BOAS ARAUJO
Interno - 2997152 - VITOR CURVELO FONTES BELEM

Notícia cadastrada em: 11/08/2021 10:31