Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLISTON FELLIPE NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 24/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via remota (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: EM NOME DA AUDIÊNCIA: estudo de recepção com telespectadores das telenovelas bíblicas exibidas pela Record TV
PALAVRAS-CHAVES: Audiência. Telenovela. Narrativas bíblicas. Teoria Fundamentada em Dados. Usos e Gratificações.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
Pioneira no ramo de teledramaturgia religiosa no Brasil, a Record TV investe, a partir de 2015, em telenovelas bíblicas, oriundas das escrituras da Bíblia Sagrada. Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, exibidas pela emissora em 2015 e 2016 respectivamente, conquistaram espaço junto às audiências e se tornaram o principal produto da emissora. Desde então, outras tramas desse mesmo cunho foram produzidas e exibidas. Nesse sentido, o projeto apresentou um estudo qualitativo, de caráter exploratório, dos motivos que levariam a audiência a se interessar pelas telenovelas bíblicas, primordialmente em um ambiente onde as telenovelas da Rede Globo de Televisão sempre foram predominantes. Para tanto, propusemos um estudo com o objetivo de compreender as motivações que levam dois grupos específicos de receptores a acompanharem esses produtos ficcionais televisivos: 1- pessoas que se consideram cristãs institucionalizadas (que frequentam a igreja); 2- pessoas que acreditam nos dogmas cristãos, mas não frequentam a igreja, identificando consonâncias e dissonâncias acerca dessas motivações e propondo uma discussão no que concerne a aspectos socioculturais imbricados. Os pressupostos metodológicos fundamentam-se na abordagem teórica dos Usos e Gratificações, sob a perspectiva da Teoria Fundamentada em Dados. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com telespectadores que se autodeclararam consumidores das telenovelas bíblicas, e que fazem parte de uma amostra intencional estratificada para garantir diversidade interna a ela e, potencialmente, gerar pluralidade de respostas, visando a atingir os objetivos propostos por este estudo. Como resultados alcançados, categorizamos 5 principais motivações: Enquanto o público institucionalizado sente-se motivado a acompanhar as narrativas bíblicas pelo 1- Conteúdo Cristão, 2- Integração social/Familiar, a audiência não institucionalizada é motivada por 3- Aprendizagem/ Aconselhamento, 4- Alívio do estresse/relaxamento. Por fim, a única motivação presente em ambos os grupos foi categorizada como 5- Viagem ao passado.