Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ VICTOR SIQUEIRA

DISCENTE: JOSÉ VICTOR SIQUEIRA
DATA: 29/10/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Internacionalização ou regionalização? O “periodismo global” do jornal El País entre Espanha, Brasil e México
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo global; jornalismo internacional; geografias da comunicação; multiterritorialidade; eurocentrismo
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Organização Editorial de Jornais

Este texto, apresentado para fins de qualificação da pesquisa de Mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Sergipe, propõe uma análise comparativa das versões online do jornal El País para Espanha, Brasil e México. A escolha desses três países foi definida após algumas observações exploratórias das seis edições virtuais do tradicional diário espanhol, que se apresentam sob o slogan “periodismo global”. Observou-se que cada um ocupa um papel estratégico em três diferentes recortes regionais – Europa ocidental, América do Sul e América do Norte – que orienta a seleção e o enquadramento editorial das pautas jornalísticas privilegiadas nas respectivas páginas iniciais (home page). O problema da pesquisa é, então, investigar as semelhanças e diferenças de conteúdos dessas páginas à luz da literatura internacional sobre “jornalismo global”, das teorias do enquadramento e dos referenciais das Geografias da Comunicação.

Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES
Interno - 1045250 - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO