Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO SOUZA SANTOS

DISCENTE: DANILO SOUZA SANTOS
DATA: 30/08/2018
LOCAL: SALA DE LEITURA
TÍTULO: Representação da etnia Negra nas produções seriadas: revisão de Literatura ( ) final
PALAVRAS-CHAVES: Representação da Etnia Negra; Produções Audiovisuais Seriadas Televisivas, Telenovelas; Séries e Minissérie; Estudo Bibliométrico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O Brasil detém a segunda maior população negra do mundo sendo também seu autoreconhecimento como de maioria negra. A importância do audiovisual seriado televisivo no país e a da representatividade étnica negra para a configuração de identidades nacionais dá-se pela criação, disseminação e reforço de papéis sociais através das mensagens difundidas à sociedade, o que proporcionaria em certa instância, o reconhecimento, visibilidade e o reforço de estereótipos sociais (no geral, injustos e indesejáveis). Ademais, o meio televisivo é o mais utilizado pela população brasileira, que tem uma média de 4h31 diante da televisão, para informação e entretenimento, chegando a 98% do territórioUniversidade Federal de SergipePrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoCidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Rosa ElzeCEP: 49100-000 - São Cristóvão/SE – Prédio do DCOSTelefone (79) 3194-6390 - Site: http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgcomnacional, o que demonstra o seu enorme poder de penetração. Nosso objetivo principal de estudo é o de revisão de literatura da representatividade da etnia negra na televisão brasileira, com foco nas telenovelas, séries e minisséries, que tratam tanto da constituição produtiva quanto receptiva dessas produções.Nossa pesquisa tem como objetivo estabelecer o histórico da reprodução das identidades desse grupo étnico no território nacional pela abordagem dos estudos já realizados sobre o tema, seus arquétipos, como também as percepções do seu público receptor. Utilizaremos para tanto, a abordagem dos estudos bibliométricos, focando nos seus apontamentos de resultados, para o entendimento da representação da etnia negra nas ficções televisivas. Com estas ferramentas de trabalho, pretendemos demarcar categorias de análise sobre os principais papéis desempenhados nestas produções selecionadas, tais quais, predomínio de papeis principais e secundários denominados aos personagens negros, democracia racial, sub e hiperrepresentação, estereotipias, etc. Nossos conceitos norteadores são, entre outros, a Representação e Identidade, ambos presentes na mídia na medida em que ela, a partir do seu conteúdo, possibilita a construção de senso de classe, etnia, raça, sexualidade, entre outros.

Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Interno - 2159814 - RENATA BARRETO MALTA

Notícia cadastrada em: 07/08/2018 15:47