Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILIO JOSE DE SOUSA COSTA

DISCENTE: MARCILIO JOSE DE SOUSA COSTA
DATA: 31/07/2018
LOCAL: Sala de leitura PPGCOM
TÍTULO: A comunicação pública da ciência nos portais das universidades federais da região Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: comunicação pública da ciência; divulgação científica; midiatização da ciência; conhecimento regional; região Nordeste.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A investigação da comunicação pública da ciência proposta neste trabalho parte do seguinte problema: considerando as persistentes desigualdades nas condições de produção de conhecimento entre as macrorregiões brasileiras, que estratégias vêm sendo adotadas pelas universidades federais da região Nordeste para divulgação científica nestes tempos de convergência tecnológica e midiática? O objetivo é identificar como as ferramentas disponíveis no ambiente digital vêm sendo utilizadas por essas instituições para esse fim, e como estas podem contribuir para a midiatização da ciência. Para contextualizar esta análise, apresentam-se dados relativos aos investimentos em pesquisa no âmbito das universidades federais da região, ao longo das últimas décadas. Nesta etapa de qualificação, o referencial teórico trabalhado envolve: 1. A comunicação pública da ciência; 2. A ciência no território; e 3. A midiatização da ciência. Já o recorte empírico abrange, a título amostral, os webportais de duas universidades federais (UFPE e UFPI), observados no primeiro semestre de 2018. Nesse sentido, faz-se uma demonstração do Banco de Dados (BD) em construção, no qual serão catalogadas as informações relativas às ferramentas de publicação e difusão de notícias, e os aplicativos de suporte ao agendamento midiático (como banco de fontes e perfis em sites de redes sociais). Esse material será posteriormente submetido a Análise Documental para identificação das ações estratégicas das IFEs nordestinas em termos de comunicação pública da ciência.

Externo à Instituição - Cidoval Morais de Sousa
Interno - 1228210 - JOSENILDO LUIZ GUERRA
Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES

Notícia cadastrada em: 19/07/2018 13:50