Banca de DEFESA: FÁBIO VIVAS DE SOUZA BARRETO

DISCENTE: FÁBIO VIVAS DE SOUZA BARRETO
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Sala da Biblioteca do DCOS
TÍTULO: DÓ-RÉ-MI-FÉ: O CONSUMO DE MÚSICA ENTRE OS JOVENS DA IGREJA SARA NOSSA TERRA EM ARACAJU, SERGIPE".
PALAVRAS-CHAVES: Consumo evangélico; neopentecostais; religião; música.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda

O avanço das correntes religiosas neopentecostais no Brasil, abrangendo cerca de 25,5% da população, segundo o último censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), fez emergir uma nova classe consumidora, cujas crenças podem acabar interferindo nas suas decisões por consumir ou não determinado produto. No universo da fé, os evangélicos neopentecostais destacam-se não apenas pelo fervor com que professam seus credos, mas também pela retidão com que conduzem suas posturas diante das mais variadas situações, sempre pautados pelos ditos ensinamentos da palavra de Deus. Neste ínterim, entende-se a música como elemento de alteridade e pertencimento do público jovem, assim como instrumento de evangelização. Desse modo, pretendeu-se apreender como e quais são as escolhas musicais dos jovens seguidores da Igreja Sara Nossa Terra entre o universo gospel e não-gospel, compreendendo se há ou não a interferência dos seus preceitos religiosos nestas escolhas. Como modelo de análise, foi utilizado o Encoding and Decoding de Stuart Hall (1973), no que concerne às vertentes de representação, identidade e consumo. Foram usados ainda, para análise, os preceitos de Max Weber (2014) e Pierre Bordieu (2015), sob o viés de análise de recepção de Néstor Canclíni (1990) e Jésus Martín-Barbero (2003), além de Immacolata Lopes (1993), Nilda Jacks, e Elisa Piedras (2008). Este estudo propõe a construção de uma rede semântica que se proponha a compreender a interferência da religião nas escolhas musicais dos indivíduos. Como procedimento metodológico, utilizou-se a realização de entrevistas e a amostragem por meio da saturação teórica, alcançando um estrato de repetição de respostas que, estatisticamente, induz a uma visão geral do universo pesquisado. Esta pesquisa concluiu, corroborando uma de suas hipóteses, que a atmosfera religiosa neopentecostal acaba por influenciar sim os indivíduos, mesmo que estes mantenham uma posição firme de negativa desta prerrogativa.

Presidente - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
Interno - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Externo à Instituição - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA

Notícia cadastrada em: 12/06/2018 09:30