Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALEXANDRE DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/08/2017
HORA: 19:00
LOCAL: OBSCOM/UFS
TÍTULO: A Política de Distribuição da Verba Publicitária do Governo Federal no
Brasil (2000/-2014)
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: Audiência, Propaganda, Publicidade, Governo Federal,
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
A política de comunicação do Estado brasileiro baseada na distribuição verba publicitária ou verba de mídia do Governo Federal, consiste no montante de recursos públicos destinados para a compra de espaço publicitário nos diferentes meios e veículos de comunicação no país para veiculação da propaganda institucional do governo. A distribuição dessa verba de mídia, geralmente, é direcionada paraosistema industrial de comunicação formado pela rede de radiodifusão nacional, que por sua vez, é responsável por grande parcela da comercialização da mercadoria audiência produzida sob a égide da Indústria Cultural durante o desenvolvimento do capitalismo monopolista. Nesse sentido, acredita-se que o Governo Federal, na condição de anunciante e respectivamente comprador da mercadoria audiência, contribui para manutenção do mercado oligopolico de comunicação no país em detrimentodo sistema público. Baseado nos estudos de César Bolaño(2000 e 2004), Valério Britos (2000) Dallas Smythe (1977), Celso Furtado (2005) eMaria Arminda (2015); o presente trabalho visa compreender os aspectos históricos, econômicos políticos que respaldam apolítica de distribuição da verba publicitária do Governo Federal, bem como a localização deste no circuito da comunicação alimentado pela Indústria Cultural no brasil. Para tanto, a metodologia inicial a ser aplicada está baseada na revisão bibliográfica e na análise dos dados quantitativos do montante de verba de mídia distribuída para os meios de comunicação, ofertados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República de 2000 a 2014.