Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA NEUMAN MONTE ROCHA NASCIMENTO

DISCENTE: AMANDA NEUMAN MONTE ROCHA NASCIMENTO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: sala dos professores
TÍTULO: Milhões de seguidores, milhões em reais – como as blogueiras de moda transformam sua visibilidade em dinheiro
PALAVRAS-CHAVES: Moda; blogs, redes sociais, internet, publicidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda

O número de indivíduos que utilizam a internet tem crescido, junto a isso tantas outras novas tecnologias de informação surgem. Tal avanço gerou possibilidades diversas para criação e divulgação de conteúdo, e mais, as novas possibilidades permitem que esse mesmo conteúdo alcance tipos diferentes de público em territórios distintos que, no ambiente digital, conseguem compartilhar das mesmas informações, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Os blogs surgem, então, como palco onde tais discussões se expandem, constituindo-se como um novo local de produção de conteúdo, divergindo dos meios, até então, tradicionais de comunicação. Quanto à moda, nela se considera todas as vertentes sociais e culturais que a envolvem, é um objeto de estudo amplo que abrange a história da humanidade. Então pensar em moda é o mesmo que pensar em diferentes setores da vida em sociedade, dentro e fora do mundo virtual. Mas dentro do virtual, especificamente, significa considerar que diante das mais variadas formas de utilização das ferramentas de comunicação na internet, os blogs de moda podem ser considerados uma vertente de destaque, visto que o surgimento de páginas relacionadas a esse tipo de conteúdo cresceu consideravelmente nos últimos dez anos. Nesse contexto, esta pesquisa visa compreender de que forma as blogueiras de moda, muitas vezes tidas como celebridades no mundo fashion, transformam sua visibilidade na internet em um negócio rentável, especialmente na região Nordeste. Para isso, foram escolhidos quatro blogs, de quatro estados diferentes – Sergipe, Bahia, Ceará e Pernambuco. Metodologicamente esse trabalho é configurado como um estudo de casos múltiplos – com base nos estudos de Yin (2015) –, além de serem utilizados, para a análise de resultados, procedimentos baseados em Bardin (1977) referentes ao campo da Análise de Conteúdo. Com um recorte que abrange todas as publicações relacionadas à categoria Moda em seus blogs e também nas redes sociais a eles atreladas (Youtube e Instagram) feitas no período de setembro a dezembro de 2016, a análise deve identificar, no primeiro momento, as postagens sinalizadas como publicidade e as que não são sinalizadas como tal para, a partir de então, perceber que tipo de marca, empresa e anunciante utiliza de tais possibilidades virtuais para a divulgação de seus produtos, além de compreender quais as ferramentas mais utilizadas por tais blogueiras para disseminar as informações em seus espaços pessoais na internet. Com base nos estudos sobre moda e beleza de Barnard (2003) e Wolf (1992), e nos trabalhos sobre cibercultura e redes sociais de Castells (2005), Lévy (1999) e Recuero (2012), além de outros pesquisadores, busca-se compreender a presença desses indivíduos em suas páginas pessoais, não apenas como criadores de conteúdo, mas especialmente como donos de espaços pessoais que se transformam em um espaço de publicidade rentável.

Presidente - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
Interno - 2163659 - TATIANA GUENAGA ANEAS