Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO COSTA DE MENDONÇA
DATA: 24/07/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: A HOMOAFETIVIDADE NA PUBLICIDADE:
UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Homoafetividade, representatividade, publicidade, recepção
publicitária, identidade
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda
RESUMO:
Este trabalho propõe uma pesquisa de recepção sobre as peças publicitarias que abordam em suas campanhas conteúdos homoafetivos, veiculados principalmente na televisão e o seu papel na luta contra a homofobia e na formação de identidade. De acordo com a vertente dos Estudos Culturais, principalmente a perspectiva teórico-metodológica latinoamericana das mediações de Jesús Martín-Barbero. O objetivo geral desta pesquisa é verificar qual a percepção da audiência jovem acerca das produções publicitárias que apresentam em seu conteúdo referências a homoafetividade, por isso buscamos fazer um levantamento teórico sobre a maneira com que esses indivíduos são representados no cinema ou nas novelas brasileiras. Metodologicamente, será realizado um estudo de recepção, qualitativo, com jovens heterossexuais e homossexuais de diferentes níveis de escolaridade de classes sociais diferentes, entre 18 e 24 anos que residem na cidade de Aracaju, Sergipe. As técnicas utilizadas para coletar os dados serão o questionário e a entrevista em profundidade, sendo o questionário responsável pela primeira parte da pesquisa e o questionário pela segunda. Dessa forma buscaremos verificar como os jovens enxergam os homossexuais que são representados nas propagandas, se eles concordam com a forma que são representados, se o espaço dado a eles é correto e se essas peças ajudam na construção da identidade deles.