Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANELIESE DE CASTRO CARLOS
DATA: 27/06/2017
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de Reuniões do DCOS
TÍTULO: ENTRE A ACADEMIA E O MERCADO ONDE COMUNICAÇÃO E MARKETING SE ENCONTRAM: Um estudo de caso múltiplo sobre processos de comunicação em empresas da Rede Petrogás SE
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Organizacional, Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, SGI, Rede Petrogás.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda
RESUMO:
Este trabalho propõe uma discussão sobre a ligação existente entre comunicação organizacional e marketing. Apesar de serem assuntos correlatos, são frequentemente analisados sob óticas diferentes. Seu objetivo geral é entender como acontece a integração entre comunicação e marketing tanto na teoria quanto na prática observando como exemplo casos de três empresas participantes da Rede Petrogás SE. Tais empresas são certificadas pelas ISO e auditadas periodicamente, além disso tem como sistema de gestão o Sistema de Gestão Integrada (SGI). A partir do protocolo criado por Yin (2015) será feita uma pesquisa sobre como a comunicação integrada de marketing vem sendo trabalhados nesses ambientes institucionais. Nosso intuito foi perceber se o fato de terem um Sistema de Gestão Integrada faz com que a comunicação e o marketing dessas empresas sejam profissionais, ou se aproximem do que é dito na teoria. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso múltiplo, holístico e utilizando como método de coleta observação participante e entrevistas semiestruturadas.