Banca de DEFESA: WERDEN TAVARES PINHEIRO

DISCENTE: WERDEN TAVARES PINHEIRO
DATA: 06/03/2015
LOCAL: Sala do OBSCOM Sala 50, andar superior do prédio do CCSA2.
TÍTULO: OS SISTEMAS PÚBLICOS DE COMUNICAÇÃO E A POLÍTICA: O CONTEXTO ECONÔMICO E POLÍTICO DAS EMISSORAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (O CASO APERIPÊ). (O CASO APERIPÊ)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Público de Comunicação; Democratização da Comunicação; Economia Política da Comunicação; Participação Popular.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Nossa investigação procura fazer uma leitura das transformações pelas quais passa o campo público brasileiro de comunicação. Para tanto, buscamos entender as emissoras públicas como parte da estrutura de mercado, ao lado das as comerciais. Nessa perspectiva, procuramos debater, a função de cada um dos tipos de emissoras do campo público, sua cronologia e o seu uso histórico por políticos, mas também sua relação com o campo privado e com a audiência. Fazemos, por outro lado, um resgate histórico relacionando os acontecimentos da política aos que fazem parte da narrativa das emissoras públicas brasileiras. A pesquisa incluiu como entrevistas e uma exaustiva análise de documentos, leis e impressos. Como estudo de caso, escolhemos focar na história da Fundação Aperipê de Sergipe, procurando entender como funciona a Gestão, a Estrutura e a Participação Popular nas emissoras do Sistema Público Sergipano. Ou seja, pretendemos entender a estrutura e apontar as suas contradições, aproximando teoria e realidade, para discutir a relevância dos meios públicos de comunicação para a sociedade como instrumento de Estado, suas próprias definições e razões de ser.

Presidente - 426453 - CESAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO
Externo à Instituição - DANIELE PEREIRA CANEDO
Interno - 2212799 - VERLANE ARAGAO SANTOS

Notícia cadastrada em: 12/02/2015 17:05