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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA MELO HENRIQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA MELO HENRIQUES
DATA: 08/05/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 27 do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE CONFIABILIDADE E VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE SATISFAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DEFORMIDADES DENTOFACIAIS APÓS TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO
PALAVRAS-CHAVES: Deformidades dentofaciais; Ortodontia; Cirurgia ortognática; Satisfação do paciente; Coleta de dados
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A literatura científica relacionada ao tratamento orto-cirúrgico para correção de deformidades dentofaciais vem se voltando para desfechos centrados nas expectativas dos pacientes em relação ao tratamento e para a avaliação dos resultados pós-cirúrgicos por parte do paciente. Embora alguns estudos tenham avaliado a qualidade de vida e a satisfação dos pacientes submetidos ao tratamento orto-cirúrgico, faz-se necessário aprofundar o conhecimento sobre as razões geradoras de insatisfação. Infelizmente, as ferramentas utilizadas para avaliar a satisfação dos pacientes normalmente não passam por processos sistemáticos de construção e validação. Este estudo se propõe a desenvolver e validar um questionário para analisar o grau de satisfação de pacientes com deformidade dentofacial após o tratamento orto-cirúrgico. MÉTODO: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para elaboração de um questionário inicial sobre a satisfação de pacientes com deformidade dentofacial após o tratamento orto-cirúrgico. Esse questionário foi avaliado por um painel de especialistas (dois ortodontistas, dois cirurgiões buco-maxilo-faciais e um psicólogo) e, simultaneamente, aplicado a um grupo de 20 indivíduos submetidos a tratamento ortocirúrgico na forma de um estudo piloto. Após a devolutiva por parte do painel de especialistas e dos respondentes do piloto, alguns itens do questionário foram reformulados. A segunda versão do questionário foi, então, aplicada a 44 respondentes, todos com histórico de tratamento orto-cirúrgico. A confiabilidade do questionário foi verificadas pelo teste do coeficiente alfa de Cronbach. RESULTADOS: O questionário foi capaz de representar em todos os seus itens, em cada dimensão e de maneira geral, a satisfação do paciente após o tratamento orto-cirúrgico (0,94, significativo P∞0,01). CONCLUSÃO: Um questionário para coletar dados sobre a satisfação de indivíduos submetidos a tratamento orto-cirúrgico foi desenvolvido de forma sistemática e reproduzível, tendo sido também avaliado quanto à confiabilidade e validade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1111420 - LIANE MACIEL DE ALMEIDA SOUZA
Externo ao Programa - 1213791 - LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA
Interno - 3006739 - REGIANE CRISTINA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 26/04/2019 11:28
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