Banca de DEFESA: FRANCIELLE SANTOS DE SANTANA

DISCENTE: FRANCIELLE SANTOS DE SANTANA
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala 27 do Ciências da Saúde
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COM APLICAÇÃO WEB DE GESTÃO DE CONTEÚDO PARA ENSINO DA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Educação à Distância; Materiais de Ensino; Ensino; Educação em Odontologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica

Introdução: Os smartphones e tablets ultrapassaram os computadores e se tornaram os aparelhos de maior utilização do planeta, em virtude da facilidade de acesso à internet. Mais de 3,3 bilhões de pessoas, no mundo, utilizam o aparelho para acessar a rede. Em 2025 a previsão é que o número de usuários de telefone móvel atinja 5,9 bilhões, o que será correspondente a 71% da população mundial na época. Essa tecnologia móvel pode, também, ser aplicada à Saúde para servir de apoio à aprendizagem. Objetivo: Desenvolver e avaliar um aplicativo para smartphones com uma ferramenta de aplicação web, de gestão de conteúdo, que possibilite o estudo de anatomia radiográfica de uma forma prática. Materiais e métodos: Reuniões presenciais e atividades de Design Thinking foram realizadas para melhor compreender o problema proposto pelo grupo de pesquisa. Para o entendimento das premissas e necessidades do projeto, em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória via Google Forms com alunos do curso de Odontologia, aplicando-se um questionário para auxiliar no desenvolvimento de um aplicativo para ensino de Radiologia. Com o aplicativo na versão beta, inicial, foram aplicados questionários de satisfação e usabilidade com 51 alunos do curso de graduação em Odontologia, para avaliação do app. Resultados: 75,25% dos alunos utilizam o sistema operacional Android. 100% afirmam que aplicativos podem auxiliar o ensino da Radiologia. Em relação aos questionários de satisfação e usabilidade com o app denominado APPOLO (app of learning on line), foi aplicado o coeficiente alfa de Cronbach, obtendo valores acima de 0.7, que demonstra o questionário ser confiável. 98.04% dos alunos afirmaram que o conteúdo disponibilizado é com certeza importante. A quantidade das imagens entre satisfatórias e muito satisfatórias foi considerada por 94,19% dos participantes e 100% em relação a qualidade. A maioria, 94,11% sente-se motivado em complementar seu estudo com esse tipo de metodologia. Quanto a usabilidade do aplicativo, 98,04% classificaram entre fácil e muito fácil o seu manuseio. 100% descreveram ser fácil ou muito fácil o acesso aos conteúdos ofertados. 98% julgou fácil ou muito fácil o acesso aos textos. Conclusão: O aplicativo APPOLO demonstrou ser prático, de fácil entendimento, navegação e utilização, e revelou auxiliar no apoio ao ensino dos alunos da disciplina de Radiologia Odontológica.

Presidente - 2021396 - WILTON MITSUNARI TAKESHITA
Externo ao Programa - 1704209 - CLEVERSON LUCIANO TRENTO
Externo à Instituição - SAIONE CRUZ SA

Notícia cadastrada em: 19/02/2019 08:35