Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINNE ANDRADE MELO

DISCENTE: CRISTINNE ANDRADE MELO
DATA: 22/01/2018
LOCAL: Sala Téorica do Departamento de Odontologia
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA DIAGNÓSTICA DE LESÕES DE CÁRIES PROXIMAIS EM DENTES POSTERIORES EM DIFERENTES “DISPLAYS” MÓVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Radiografia digital; Cárie proximal; Aplicativos móveis.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica

Objetivo: Avaliar a acurácia diagnóstica da radiografia digital interproximal com lesões de cárie visualizadas em tablets e smartphones. Materiais e métodos: Foram selecionadas 60 radiografias digitais interproximais, que possuíam imagens radiográficas de lesões cariosas em dentes posteriores, selecionadas a partir do arquivo projeto de extensão: PJ025-2016 “Serviço de atendimento a pacientes com necessidade de exames radiográficos especializados” dos pacientes do Departamento Odontológica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Para a aquisição das imagens foi utilizado um sensor placa de fósforo de tamanho zero (área ativa 20 x 30 mm) do sistema digital iExpress® (Instrumentarium, Tuusula Finlândia), com resolução espacial 14,3 pl/mm, com posicionador para técnica radiográfica interproximal. As imagens radiográficas foram selecionadas por meio do consenso entre dois radiologistas com 15 e 30 anos de experiência, e posteriormente analisadas em dois smartphones: Iphone 6S (Apple, California, EUA) e Samsung Galaxy Gran 2 (DUOS) (Samsung, Seul, Coreia do Sul), e dois tablets: Ipad (Apple, California, EUA) e Samsung Galaxy Tab (Samsung, Seul, Coreia do Sul). Resultados: Os valores de Kappa (Kw) determinaram que o avaliador 1 apresentou concordância quase perfeita para todos os dispositivos, enquanto o avaliador 2 apresentou concordância substancial para todos os dispositivos. Os valores da área abaixo da curva ROC (Az) para o Smartphone IOS (0.944), Smartphone Android (0.916), Tablet IOS (0.949) e no Tablet Android (0.950) apresentaram acurácia semelhantes e não apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre si (p≤ 0,05). Conclusão: Os displays estudados nesta pesquisa, possuem acurácia semelhante e podem ser utilizados para avaliar radiografias digitais sem alterar a capacidade de diagnóstico.

Externo ao Programa - 1918811 - ANTONIO CARLOS MARQUETI
Externo ao Programa - 1704209 - CLEVERSON LUCIANO TRENTO
Presidente - 2361893 - LUIZ ALVES DE OLIVEIRA NETO

Notícia cadastrada em: 12/01/2018 07:22