Notícias

Banca de DEFESA: IVANILTON ALAN DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANILTON ALAN DE SOUZA SILVA
DATA: 27/02/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditorio do CCBS/HU
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MEIOS DE ARMAZENAGEM NA VIABILIDADE DE FIBROBLASTOS E NA COMPOSIÇÃO IÔNICA DA DENTINA RADICULAR: ESTUDO in vitro.
PALAVRAS-CHAVES: Ligamento Periodontal; Avulsão Dentária; Meios de Cultura; Fibroblastos; Sobrevivência Celular
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A preservação das células do ligamento periodontal após um caso de avulsão dentária torna-se imprescindível a determinação de um meio de armazenagem. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de diferentes meios de conservação na viabilidade celular e na composição iônica da dentina radicular de dentes bovinos em quatro períodos experimentais. Células de fibroblastos imortalizados humanos foram cultivadas em frascos contendo Meio Eagle modificado de Dulbecco (DMEM). Após atingir confluência as células foram tripsinizadas, contadas em hemocitômetro e plaqueadas. O meio de cultura foi removido de cada poço e as células foram expostas a diferentes tempos e meios de conservação, a saber: GLi - leite integral; GRl - ringer lactato; GPv - solução de própolis vermelho e GPd - Pedialyte. DMEM foi considerado grupo controle positivo e controle negativo água de torneira. Após os tempos experimentais, foi aplicado o método colorimétrico MTT formazan para avaliar a viabilidade. Para análise de composição superficial da dentina radicular, por meio de espectroscopia de infravermelho transformada de Fourier (FTIR), foram coletados 60 incisivos bovinos. Foram confeccionadas amostras de 3x4 mm de dentina radicular extraída da região cervical. As amostras foram divididas aleatoriamente entre grupos experimentais em diferentes tempos. Utilizando um a técnica de Reflexão total atenuada (ATR), os fragmentos foram posicionados com a superfície radicular voltada para o cristal. Os espectros obtidos foram analisados em forma de gráfico e as áreas referentes a cada ligação calculada. Foram analisadas as ligações OH-, PO4 e F. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística empregando Análise de Variância em fator único, seguido dos teste de Dunnet e Teste de Tukey (P<0,05). Nos tempos de 15 e 60 minutos, dentre os meios analisados, o Leite integral e o Ringer com lactato apresentaram resultados superiores quando comparados ao controle negativo. Já nos tempos de 30 e 45 minutos somente o leite integral apresentou resultados satisfatórios. Numa comparação com o DMEM somente o leite integral apresentou resultados estatísticos similares. Analisando a composição iônica, não houve alteração em nenhuma das soluções em todos os períodos experimentais. Sendo assim, avaliando a viabilidade celular, o leite integral apresentou níveis de viabilidade celular similar ao controle positivo e superior aos demais meios testados. No período de 60 minutos de armazenagem, aquele mais comumente realizado nas condições clínicas, o meio Ringer com lactato apresentou desempenho superior aos Própolis vermelho e o pedialyte e todos estes superiores a água de torneira. A superfície da dentina não demonstrou nenhuma alteração tanto nos meios de armazenagem quanto nos períodos experimentais não influenciando na longevidade dos fibroblastos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1213791 - LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - PAULO ALMEIDA JUNIOR
Externo à Instituição - THIAGO DE SANTANA SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/02/2015 22:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r10787-147c949b3