Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO DANILO NASCIMENTO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO DANILO NASCIMENTO LIMA
DATA: 21/01/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditorio do CCBS/HU
TÍTULO: AVALIAÇÃO in vitro DA CITOTOXICIDADE EM FIBROBLASTOS QUANDO DA ASSOCIAÇÃO DA FOTOBIOMODULAÇÃO A LASER E MEDICAMENTOS ENDODÔNTICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Citotoxicidade; Endodontia; Fototerapia; Fibroblasto
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Endodontia
RESUMO:

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar o efeito da fotobiomodulação a laser e a citotoxicidade a laser de medicamentos de uso endodôntico associados ou não a esta terapia em fibroblastos 3T3. Para o teste citotóxico foi estabelecido a cultura de fibroblastos 3T3 com densidade celular de 2x104 células / poço em placas de 96 poços. Foram utilizados dois medicamentos e divididos em seis grupos experimentais, a saber: hidróxido de cálcio - água destilada (HC), iodofórmio - água destilada (IO), grupo controle com células-meio de cultura (CTR), hidróxido de cálcio - água destilada - laser (HCL), iodofórmio - água destilada - laser (IOL), grupo controle células-meio de cultura- laser (CTL). Eluatos dos medicamentos endodônticos foram preparados e colocados em contato com as células por períodos de 24h, 48h e 72h. A irradiação foi dupla com intervalo de 6 horas, com semicondutor emitindo radiação em l660nm, densidade de potência (10mW), densidade de energia (3J/cm²) durante 12s. Após cada tempo experimental, foi executado o ensaio colorimétrico, utilizando o reagente metiltetrazólio (MTT) e a leitura das placas foi realizada no espectrofotômetro utilizando a densidade óptica de 540nm. Nos resultados quando da interação medicamentos e laser, os grupos irradiados apresentaram diferença estatística dos não irradiados com uma maior taxa de viabilidade celular para os submetidos ao laser no período de 72hs, foi observado também um aumento da citotoxicidade dos medicamentos endodônticos com o passar do período experimental e os grupos com hidróxido de cálcio em sua composição se apresentaram como o mais citotóxicos. Concluiu-se que todas as medicações testadas apresentaram citotoxicidade em todos os tempos experimentais e quando da associação fotobiomodulação a laser e medicamentos endodônticos os grupos irradiados apresentaram maior viabilidade celular.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1776684 - ANDRE LUIS FARIA E SILVA
Presidente - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO
Externo à Instituição - RICARDO LUIZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/12/2014 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r10787-147c949b3