Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN CAROLINE MENDES DA SILVA

DISCENTE: ELLEN CAROLINE MENDES DA SILVA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EFETIVIDADE E VIABILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: serviços de saúde escolar, professores escolares, postura sentada
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Intervenções com lições fisicamente ativas no ambiente escolar para redução do comportamento sedentário têm apresentado efeitos promissores sobre variáveis de desempenho acadêmico e atividade física de crianças. Entretanto, evidências sobre a efetividade em indicadores comportamentais, sustentabilidade e viabilidade a nível do professor são necessárias. Objetivo: Estudar a efetividade e viabilidade a nível do professor de uma intervenção para redução do comportamento sedentário em crianças. Métodos: Estudo 1 – Foi realizado um ensaio clínico controlado com amostragem por cluster com quatro turmas do 2º ano de uma escola do ensino fundamental. As turmas do grupo intervenção receberam atividades dinâmicas atreladas ao conteúdo pedagógico (n= 34) durante 2 anos letivos. As turmas do grupo controle (n= 27) continuaram com aulas tradicionais regulares durante o mesmo período. Os indicadores de comportamento sedentário e atividades física foram avaliados por inclinômetros ActivPal e acelerômetros ActiGraph GT3X durante o turno escolar, em cinco momentos. Estudo 2 – Os professores (n=4) que conduziram a intervenção com aulas fisicamente ativas reportaram suas percepções e opiniões sobre a intervenção. Resultados: Estudo 1 – Houve uma redução do comportamento estacionário (p=0,01) e um aumento da atividade física leve (p=0,044) durante dois anos de intervenção. No primeiro ano houve redução do tempo em pé (p=0,044) e número de transições (p≤0,001), e aumento do tempo andando (p= 0,017). Todavia, no segundo ano, as diferenças médias relativas foram menores. Estudo 2 – Professores do primeiro ano da intervenção reportaram a implementação das atividades em 3 dias semanais, com duração de 40 minutos e sem dificuldades. Já no segundo ano foram reportados 2 dias semanais de implementação das atividades, com 30 minutos de duração, e um professor reportou dificuldades. Além disso, a maioria dos comportamentos negativos dos alunos foram observados pelos professores no segundo ano. Conclusões: Intervenções para reduzir o comportamento sedentário em sala de aula podem ser efetivas para indicadores comportamentais de escolares, mas estratégias são necessárias, principalmente a nível do professor, para a manutenção dos resultados a longo prazo.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - DAVID OHARA
Externo à Instituição - GILMAR MERCÊS DE JESUS

Notícia cadastrada em: 15/10/2020 07:07