Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIENE DE OLIVEIRA COUTO

DISCENTE: JOSIENE DE OLIVEIRA COUTO
DATA: 16/12/2019
LOCAL: DEF
TÍTULO: Domínios da atividade física em adolescentes brasileiros
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física; Atividades de lazer; Comportamento do adolescente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: A prática regular de atividade física proporciona melhorias à saúde e atua na prevenção de doenças em todas as fases da vida. Neste sentido, tornar a prática de atividade física um estilo de vida na adolescência irá contribuir para um desenvolvimento pleno e manutenção desse comportamento ao longo da vida. Objetivo: Analisar a prática de atividades físicas nos diferentes domínios da atividade física em adolescentes brasileiros. Métodos: O trabalho foi dividido em dois capítulos estando organizados da seguinte forma: o primeiro teve o intuito de verificar a contribuição dos diferentes domínios da atividade física na atividade física total e o segundo objetivou identificar os fatores associados a prática de atividades físicas no lazer, para tanto, utilizou-se dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, com uma amostra representativa de adolescentes que frequentavam o 9° do ensino fundamental. Resultados: Os resultados obtidos foram apresentados em dois manuscritos, sendo que, no primeiro verificou-se que o domínio que apresentou maior contribuição para “atividade física total” independentemente das variáveis sociodemográficas e ambientais foram as “atividades extraescolares”, seguido do “deslocamento ativo”, e por fim as “aulas de Educação Física”. A contribuição dos diferentes domínios apresentou variações por sexo, tipo de município e região. Já no segundo manuscrito, verificou-se que os fatores que estiveram associados a prática de “atividades físicas no lazer” foram o sexo, idade, tipo de município, consumo de cigarro e bebida alcoólica, e o tempo assistindo TV. Conclusão: Conclui-se que as “atividades extraescolares” apresentam a maior contribuição para a “atividade física total”, seguido do “deslocamento ativo” e das “aulas de Educação Física”. Além disso, verifica-se uma variação na contribuição dos domínios por sexo, tipo de município e região. A prática de atividades físicas no lazer está associada ao sexo, idade, tipo de município, consumo de cigarro e bebida alcoólica, e o tempo assistindo TV.

Presidente - 3045473 - THAYSE NATACHA QUEIROZ FERREIRA GOMES
Externo ao Programa - 782.120.305-04 - NARA MICHELLE MOURA SOARES