Notícias

Banca de DEFESA: ÉRIK DE CERQUEIRA WANDERLEY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRIK DE CERQUEIRA WANDERLEY
DATA: 28/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITORIO/DEF
TÍTULO: RESPOSTAS HEMODINAMICAS NA VIGÍLIA E SONO DE MULHERES HIPERTENSAS APÓS UMA SESSÃO DE TAE KWON DO.
PALAVRAS-CHAVES: Tae kwon do, sistema cardiovascular, hipertensão arterial, monitorização ambulatorial da pressão arterial.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: O Tae kwon do, arte marcial coreana com mais de 80 milhões depraticantes em todo o mundo. Contudo, pouco se sabe sobre seu efeito nasrespostas cardiovasculares de mulheres hipertensas. Objetivo: Analisar o efeitoagudo de uma sessão de Tae Kwon do nas respostas cardiovasculares demulheres hipertensas. Métodos: 23 mulheres (60,8±6 anos) hipertensas,previamente tratadas pela forma medicamentosa, foram submetidas a umasessão controle e Tae kwon do composto por exercícios tradicionais demovimentos balísticos de ataque e defesa em posições e movimentos querequerem coordenação e controle postural. Foram avaliadas as variáveiscardiovasculares como pressão arterial e frequência cardiaca em um período de24 horas, vigília e sono pela monitorização ambulatorial após o Tae kwon do e ocontrole. Resultados: A análise demonstrou que o Tae kwon do, comparadocom o controle, mantem a pressão arterial sistólica mais baixa em 10,5mHg atéseis horas após o estimulo, reduz a PAD em 5,6 mmHg 75 min após o estimulotão como mantem a frequência cardiaca mais alta em 6bpm até quatro horas. Navigília e sono não foram encontradas diferenças entre o Tae kwon do e ocontrole. Conclusão: o comportamento da pressão arterial e frequência cardiacaapós uma sessão de Tae kwon do demonstra que essa modalidade pode seradotada como forma auxiliar a forma medicamentosa no controle da pressãoarterial em mulheres hipertensas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2660317 - JOÃO CARLOS CARVALHO QUEIROZ
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Presidente - 1849740 - ROGERIO BRANDAO WICHI
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata2.fragata2 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5