Banca de QUALIFICAÇÃO: ERLANYO FRANCISCO DOS SANTOS VIEIRA

DISCENTE: ERLANYO FRANCISCO DOS SANTOS VIEIRA
DATA: 07/02/2019
LOCAL: Departamento de Educação Física da UFS
TÍTULO: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES NA CIDADE DE LAGARTO-SE
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento Resistido, Composição Corporal e Adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

INTRODUÇÃO: O Treinamento Resistido (TR) é composto por diversos tipos de exercício que além de promover redução do tecido adiposo, melhora a flexibilidade e coordenação. Atualmente, entre escolares é crescente o número de indivíduos que busquem praticar este tipo de treinamento com o intuito de ter hipertrofia muscular OBJETIVO: Avaliar após 12 semanas de Treinamento Resistido seus efeitos sobre a composição corporal de escolares através da aferição do índice de massa corporal (IMC), circunferências da cintura e quadril e dobras cutâneas. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 50 adolescentes de ambos os sexos que participaram efetivamente da pesquisa, sendo composto de 25 do sexo masculino e 25 do sexo feminino, ambos os grupos foram submetidos a uma avaliação antropométrica e a um Programa de Treinamento Resistido. Após as 12 semanas foram realizadas uma reavaliação. RESULTADOS: As variáveis estatura, massa corporal e do índice de massa corporal foram aumentadas em ambos os grupos. Nas dobras cutâneas, o grupo composto por pessoas do sexo feminino foi aumentado a subescapular, enquanto no grupo do sexo masculino, observou-se aumento das dobras subescapular, tricipital e na soma entre a subescapular e tricipital. A circunferência da cintura e quadril, no grupo com indivíduos do sexo feminino foi aumentada enquanto que no grupo composto por indivíduos do sexo masculino houve aumento na circunferência do quadril e redução da relação Cintura/Quadril. CONCLUSÃO: Após 12 semanas de treinamento resistido apenas os adolescentes do sexo masculino apresentaram diminuição da relação Cintura/Quadril. Nas demais variáveis o PTR não foi eficaz para promover benefícios, sugerindo que deverá ser implementado o TR por maior período de tempo.

Presidente - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 276.084.415-34 - SILVAN SILVA DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 28/01/2019 11:40