Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TANISE PIRES MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANISE PIRES MENDONÇA
DATA: 30/01/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório DEF
TÍTULO: ANÁLISE DO TREINAMENTO DE FORÇA COM REPETIÇÃO PARCIAL E TOTAL NO POWERLIFTNG PARALÍMPICO
PALAVRAS-CHAVES: Powerifting Paralímpico, treinamento, força
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: o Powerlifting Paralímpico é um esporte no qual a força dos membros superiores é avaliada, sendo o supino adaptado o único movimento realizado. O esporte é caracterizado pelo treino voltado para o ganho de força, que tem a amplitude de execução do movimento como uma possibilidade positiva ao desenvolvimento da força máxima.

Objetivo: avaliar o índice de fadiga, o pico de torque, tempo até o pico de torque, a taxa de desenvolvimento de força, a espessura muscular e a ativação dos músculos envolvidos nos treinos tradicional e parcial (boards) do halterofilismo paralímpico.

Metodologia: o estudo foi desenvolvido com 12 atletas de nível nacional do halterofilismo paralímpico, durante três semanas (com 28,60±7,60 anos, 71,80±17,90 kg e com no mínimo de 12 meses de treinamento). As medidas de força foram mensuradas por uma célula de carga Musclelab; as de edemas, por um ultrassom (US) Aloka® SSD 500V; as de ativação muscular, por EMG 432C da EMGSystem.

Resultados: não ocorreu diferenças estatisticamente significativas entre os treinamentos com repetições parcial e total, mesmo tendo o treinamento com amplitude parcial utilizando cargas mais elevadas que o com amplitude completa. Por outro lado, a prescrição de treinamento parcial com as Boards traz um benefício em potencial ao treino, pois as cargas usadas vão se modificando à medida que as placas são colocadas. Dessa forma, em termos absolutos, a carga utilizada no método parcial excede e muito a do método tradicional. Conclusão: o treino com repetições parciais pode ser uma estratégia interessante para a periodização e planejamento do treinamento nesse esporte, bem como reduzir o risco de lesões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 276.084.415-34 - SILVAN SILVA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3042399 - EDUARDO KALININE
Externo à Instituição - CIRO JOSE BRITO
Notícia cadastrada em: 15/01/2019 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata4.fragata4 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5