Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA SANTOS SILVA GUIMARÃES

DISCENTE: ANA CLAUDIA SANTOS SILVA GUIMARÃES
DATA: 28/06/2018
LOCAL: Auditório do polo de gestão/UFS
TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA EM DIFERENTES CONTEXTOS,FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E COMPORTAMENTOS DE RISCO EM ESCOLARES DO NORDESTE DO BRASIL – 2011 E 2016.
PALAVRAS-CHAVES: Domínios de Atividade Física, Adolescentes, Fatores Sociodemográficos, Comportamentos de Risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: O Nível Insuficiente de Atividade Física (NIAF) resultante do tempo de Lazer, das aulas de Educação Física Escolar e do modo de Deslocamento constitui fator prejudicial à saúde dos adolescentes e pode estar associado a indicadores econômicos, sociais, demográficos e comportamentais. Objetivo: Analisar a prevalência e a associação do Nível Insuficiente de Atividade Física nos domínios do Lazer, da Escola e do Deslocamento em relação à fatores sociodemográficos e de comportamentos de risco em escolares do estado de Sergipe, Brasil, 2011-2016. Método: O estudo trata-se de dois levantamentos epidemiológicos com delineamento transversal, realizados em 2011 e 2016, com amostra representativa de escolares da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, composta por 8143 adolescentes (2011=3992; 2016=4151), com idade entre 14 e 19 anos. O instrumento utilizado foi o Global School-based Student Health Survey (GSHS). O desenvolvimento originou dois estudos, cada qual com três variáveis dependentes relativas aos domínios de NIAF, sendo o primeiro associado com características sociodemográficas, e o segundo com comportamentos de risco à saúde. Os dados foram analisados na forma de estatística descritiva, aplicação do teste do Qui-quadrado para análise inferencial e a Regressão Logística Binária Bruta e Ajustada para associação entre as variáveis. Resultados: Houve elevada prevalência dos NIAFs entre os adolescentes. No estudo 1, o NIAF no Lazer foi associado com os estudantes do sexo feminino e do 3º Ano do Ensino Médio nos dois inquéritos, e com o turno diurno e a cor da pele branca apenas no ano de 2016. Com o NIAF Escolar verificou-se associação com o sexo feminino, do turno noturno e residentes da zona urbana em ambos os anos de pesquisa; com a cor de pele branca em 2011 e os de maior nível socioeconômico em 2016. O NIAF de Deslocamento foi significativo para o turno noturno, residentes da zona rural, com mães de nível superior de escolaridade e que possuíam renda familiar acima de 2 salários mínimos no ano de 2011; em 2016 manteve-se as mesmas chances com exceção da renda da família. No estudo 2, o NIAF no Lazer apresentou associação com a exposição ao comportamento sedentário nos dois inquéritos, com o fato de não fumar tabaco em 2011, e com os não usuários de drogas e que consumiam baixas porções de frutas no ano de 2016. O NIAF Escolar foi associado com o baixo consumo de frutas e o NIAF no Deslocamento com o não uso do tabaco. Conclusão: Foi evidenciado elevadas prevalências de NIAF entre os inquéritos e os domínios de Atividade Física se associam diferentemente com aspectos sociodemográficos e comportamentais, a depender das características, sendo o NIAF de Deslocamento o único domínio influenciado por aspectos econômicos.

Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Externo ao Programa - 3045473 - THAYSE NATACHA QUEIROZ FERREIRA GOMES

Notícia cadastrada em: 15/06/2018 09:47