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Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA MENEZES GUEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA MENEZES GUEIROS
DATA: 11/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: DEF
TÍTULO: Efetividade de um programa de exercício físico com o uso dos exergames nas aulas de educação física para adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Exergames, adolescentes, educação física
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: Os exergames aparecem como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem em diversas áreas. Objetivo: Verificar a efetividade de um programa de exercício físico com o uso dos exergames nas aulas de educação física para adolescentes. Metodologia: Participaram do estudo 56 adolescentes com média de idade de 15,80 ± 0,85, matriculados no 1º ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em dois grupos: experimental (intervenção do exergames) e controle (aulas de Educação Física). Foi realizada avaliação antropométrica medindo estatura e massa corporal e a partir dos escores obtidos foi calculado o IMC. A flexibilidade foi medida através do teste “sentar e alcançar”; a força e resistência muscular foram avaliadas através dos testes: abdominal e membros superiores; O teste de vai e vem de 20 metros foi utilizado para verificar a aptidão cardiorrespiratória. Foram aplicadas nove sessões com exergames tomando por referência uma planificação específica e a intensidade de esforço pela percepção subjetiva de esforço. A análise estatística foi feita a partir da ANOVA 2x2, com tamanho do efeito e p< 0,05. Em todas as análises foi utilizada o SPSS for Windows, versão 22,0. Resultados: Na flexibilidade os valores intra grupos F (1,46) = 2,207; p > 0,05; r = 0,07, entre grupos F (1,43) = 0,274; p > 0,05; r = 0,07 e na interação entre os grupos F (1,46) = 2,533; p > 0,05; r = 0,23 não foram significativos. Na “Força Abdominal” os valores obtidos nos momentos intra grupos F (1,43) = 6,028; p < 0,05; r = 0,35, no entre grupos F (1,43) = 13,90; p < 0,05; r = 0,49, os valores foram significativos, na interação F (1,43) = 0,131; p > 0,05; r = 0,05 os valores não tiveram significância. Na Força dos Membros Superiores os valores obtidos foram significativos intra grupos F (1,43) = 5,635; p < 0,05; r = 0,34, entre grupos F (1, 43) = 2,149; p < 0,05; r = 0,21, na interação os valores não foram significativos F (1,43) = 1,906; p > 0,05; r= 0,648. Os valores para capacidade cardiorrespiratória foram significativos no intra grupos F (1, 46) = 4,370; p < 0,05; r =0,95, nos valores entre grupos F (1, 46) = 2,563; p > 0,05; r = 0,23, já na interação F (1,46) = 0,406; p > 0,05; r = 0,09 não houve valores significativos. Conclusão: Os exergames, surge como ferramentas para a aquisição de aptidão física em adolescentes nas aulas de educação física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Interno - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Notícia cadastrada em: 09/06/2018 12:41
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