Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON GOMES LOPES

DISCENTE: EDSON GOMES LOPES
DATA: 15/02/2018
LOCAL: Auditório DEF (A confirmar)
TÍTULO: EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO CONTROLE POSTURAL DINÂMICO EM JOGADORES DE BASQUETEBOL AMADOR UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Basquetebol; treinamento funcional; controle postural
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O basquetebol é um esporte caracterizado pelo dinamismo individual e coletivo que demanda condição física adequada, sendo o controle postural dinâmico (CPD) um aspecto importante desse dinamismo. Com a evolução dos métodos de preparação física, o treinamento funcional tem se mostrado uma ferramenta útil ao desempenho dos atletas. No entanto, não é claro em que medida o treinamento funcional interfere no CPD. Desta forma, o objetivo deste estudo é investigar o efeito do treinamento funcional sobre o CPD em atletas uma equipe amadora masculina de basquetebol universitário durante o movimento “drible, parada e jump” (DPJ). A amostra foi composta por nove jogadores amadores universitários de basquetebol masculino (idade: 23,3 ± 2,9 anos, estatura: 181,5 ± 7,7 cm, massa corporal: 76,4 ± 5,0 kg). Os atletas foram avaliados antes e depois de um período de 12 semanas de treinamento funcional associado ao treino técnico-tático. Os treinos ocorriam duas vezes por semana com duração de 90 a 120 minutos. Para a avaliação do DPJ, cada atleta individualmente iniciava o movimento driblando em velocidade em deslocamento zig-zag, contornando cones localizados de forma equidistante (5,5 m), para em seguida, executarem uma parada brusca e salto para o arremesso. Todo o procedimento foi filmado para posterior digitalização das imagens em software específico e determinação do deslocamento do centro de gravidade (CG). As análises estatísticas foram realizadas através de estatística descritiva, teste t emparelhado, tamanho do efeito, correlação de Pearson e análise de inferência baseada na magnitude. O nível de significância foi de 5%. O deslocamento do CG foi reduzido em 5,5 cm (19,4 ± 13,5 vs. 13,8 ± 12,6, pré e pós-intervenção, respectivamente; p = 0,08). Houve redução na aceleração final do CG em 1,53 m/s2 (0,96 ± 1,53 vs. -0,56 ± 1,04, pré e pós-intervenção, respectivamente; p = 0,06), assim como na energia cinética inicial (12,4 ± 14,8 vs. 8,8 ± 9,54, pré e pós-intervenção, respectivamente; p = 0,76) e final (13,1 ± 15,7 vs. 6,6 ± 8,64, pré e pós-intervenção, respectivamente; p = 0,86). A análise da inferência baseada na magnitude indicou que o efeito treinamento funcional sobre o CPD foi “provavelmente benéfico”, para o deslocamento do CG no eixo anteroposterior e para energia cinética final. Conclui-se que houve uma média de redução da variação do deslocamento do CG no eixo anteroposterior de 5,5 cm ou 28%. Ou seja, após a intervenção, os atletas demonstraram uma capacidade de realizar o movimento de deslocamento em alta velocidade com parada brusca e salto, o mais verticalizado possível.

Presidente - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Interno - 2019019 - MARZO EDIR DA SILVA
Externo ao Programa - 2069360 - PAULO MÁRCIO PEREIRA OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 28/02/2018 16:47