Banca de DEFESA: LUCAS SOUZA SANTOS

DISCENTE: LUCAS SOUZA SANTOS
DATA: 22/02/2018
LOCAL: Auditório do DEF
TÍTULO: MÚLTIPLOS COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ADOLESCENTES DE UM ESTADO DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Múltiplos comportamentos de riscos à saúde, Adolescentes, Fatores de risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Tem se observado que a adoção aos Comportamentos de Riscos à Saúde (CRS) tais como, consumo de álcool, uso de tabaco, baixo consumo de frutas, exposição ao comportamento sedentário e nível insuficiente de atividade física, potencializam as ameaças à saúde quando atuam conjuntamente, sugerindo estudos de monitoramento. Objetivo: Investigar mudanças na exposição dos múltiplos comportamentos de riscos à saúde e fatores associados em adolescentes. Métodos: Este estudo trata-se de uma análise de dois levantamentos epidemiológicos com delineamentos transversais, realizados em 2011 e 2016, com uma amostra representativa de estudantes da Rede Pública Estadual de Sergipe, composta por 7145 escolares (2011=3528; 2016=3617), com idade entre 14 e 19 anos. Os dados foram coletados mediante questionário auto administrado. No primeiro estudo a exposição aos múltiplos CRS foi utilizado como variável dependente, que foi obtido a partir do somatório dos 4 CRS (consumo de álcool, tabaco, baixo consumo de frutas e níveis insuficientes de atividade física). Recorreu-se à análise das prevalências observadas e esperadas para identificar a simultaneidade dos comportamentos de riscos à saúde, assim como, a regressão de Poisson para a associação. No segundo estudo, a variável desfecho foi o nível insuficiente de atividade física e foi analisado a sua associação com os múltiplos CRS (consumo de álcool, tabaco, baixo consumo de frutas e exposição a comportamento sedentário). Para este estudo utilizou-se a regressão logística binária bruta e ajustada para a associação entre o desfecho e outros CRS, assim como, as variáveis demográficas e socioeconômicas. Resultados: No primeiro estudo as prevalências dos múltiplos comportamentos de riscos à saúde aumentaram na adolescência e mostraram-se associados com turno noturno (RP= 1,04; IC95% 1,02-1,06) e renda familiar (RP=1,05; IC95% 1,00-1,56). No segundo estudo o percentual de adolescentes expostos ao nível insuficiente de atividade física foi 83% e mostraram-se associados com o sexo feminino (OR= 1,90 IC95% 1,56-2,32), turno noturno (OR=1,25; IC95% 1,00-1,56), renda familiar (OR= 1,57; IC95% 1,28-1,86) e exposição à múltiplos CRS (2 CRS OR=1,76; IC95% 1,27-2,45 e 3 CRS: OR=1,49; IC95% 1,00-2,20). Conclusões: Foi evidenciado mudanças na exposição dos múltiplos CRS na adolescência ao longo do tempo. Sugerem-se ações mais abrangentes com estratégias multidisciplinares para reduzir à exposição de múltiplos comportamentos de riscos à saúde entre os jovens.

Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Interno - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - CLESIO ANDRADE LIMA

Notícia cadastrada em: 09/02/2018 13:15