Banca de DEFESA: RENATA COSTA MATOS

DISCENTE: RENATA COSTA MATOS
DATA: 28/04/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DEF
TÍTULO: ESTADO NUTRICIONAL, ESTRATÉGIAS PARA PERDA DE PESO E EFEITO DA REDUÇÃO DE CARBOIDRATOS SOBRE MARCADORES SANGUÍNEOS E DESEMPENHO DE ATLETAS DE BRAZILIAN JIU-JITSU.
PALAVRAS-CHAVES: artes marciais; dieta com restrição de carboidratos; avaliação nutricional; perda de peso; desempenho; biomarcadores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

INTRODUÇÃO: O brazilian jiu-jitsu é um esporte de luta no qual os competidores são distribuídos de acordo com categorias de peso. Por isso, acabam utilizando estratégias, muitas vezes prejudiciais, para se adequarem às categorias antes das competições. Uma das estratégias utilizadas é a redução da ingestão energética. Neste âmbito, a restrição de carboidratos vem sendo amplamente utilizada. Entretanto, devido a importância do carboidrato para a prática da modalidade, a sua utilização em atletas de brazilian jiu-jitsu ainda necessita ser estudada. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e as estratégias adotadas por atletas de brazilian jiu-jitsu; analisar o efeito de duas estratégias alimentares hipocalóricas com proporções distintas de carboidrato na perda de peso e em marcadores bioquímicos; avaliar o efeito da redução de carboidratos no desempenho e em marcadores sanguíneos do metabolismo energético e de lesão muscular. METODOLOGIA: Tratam-se de três estudos. O estudo 1 refere-se ao perfil nutricional e às estratégias de perda de peso mais adotadas por atletas de luta. Para tanto, foi aplicado um questionário de perda de peso e foram avaliados o estado nutricional, composição corporal e marcadores hormonais e lipídicos. O artigo 2 trata-se de um ensaio clínico randomizado, com intervenção dietética monitorada de 4 semanas. A amostra foi distribuída em dois grupos (R-CHO- redução moderada de carboidrato e A-CHO- adequado carboidrato). Antes e após a intervenção foram aferidos peso, dobras cutâneas. Foram medidas as concetrações de marcadores hematológicos, imunológicos e colesterol sérico e frações. O artigo 3 é um ensaio clínico randomizado, no qual os atletas foram submetidos a dois protocolos de intervenção nutricional com duração de 4 semanas: um com redução moderada de carboidratos (R-CHO) e outro com teores adequados de carboidrato (A-CHO). Antes a após a intervenção dietética os atletas foram submetidos a quatro testes físicos para a avaliação do desempenho e antes e após a realização dos testes, foi realizada uma coleta sanguínea para avaliação dos marcadores de metabolismo energético e de lesão celular. RESULTADOS: Um total de 35 atletas participou do estudo 1, destes 21 (60%) já haviam utilizado estratégias para perda de peso. Os atletas com maior massa corpórea e maior percentual de gordura apresentaram maiores níveis de VLDL e triglicérides, e menores de testosterona. No estudo 2, 18 atletas concluíram a intervenção. Tanto o R-CHO (n=10) quanto o A-CHO (n=8) apresentaram redução de peso, IMC e percentual de gordura, sem alteração da integridade dos marcadores hematológicos e imunológicos. Quanto 5 aos dados cardiometabólicos, o grupo A-CHO apresentou elevação nos valores de VLDL e triglicérides. Quanto ao estudo 3, ambas estratégias promoveram perda de peso sem alterar o desempenho dos atletas. A glicemia aumentou nos dois grupos apenas no momento pré-intervenção. Quanto aos outros marcadores do metabolismo energético, o grupo R-CHO apresentou maiores valores de lactato e creatinina pósteste físico comparado ao A-CHO. CONCLUSÃO: Há uma elevada prevalência de indivíduos que utilizam estratégias para a perda rápida de peso. Com isso, é necessário propor a adoção de métodos eficientes e seguros para a perda de peso gradual. Neste sentido, a redução de carboidratos mostrou-se uma estratégia eficiente e segura, visto que promovou a perda de peso, sem afetar o desempenho e sem alterar a integridade de marcadores hematológicos, imunológicos e cardiometabólicos.

Externo à Instituição - CIRO JOSE BRITO
Presidente - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 12/04/2017 16:47