Banca de DEFESA: SAMARA CELESTINO DOS SANTOS

DISCENTE: SAMARA CELESTINO DOS SANTOS
DATA: 24/04/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II
TÍTULO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NO CONTEXTO SERGIPANO.
PALAVRAS-CHAVES: Aulas de Educação Física. Adolescentes. Fatores Associados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivos: Analisar a associação entre a participação em aulas de Educação Física e fatores sociodemográficos, educacionais, econômicos e religião de estudantes do ensino médio. Métodos: O presente estudo trata-se de uma análise secundária dos dados de um levantamento epidemiológico de delineamento transversal com amostra composta por 3.992 escolares (com idade entre 14 a 19 anos) do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Sergipe. A coleta dos dados deu-se mediante o questionário autoadministrado Global Student Health Survey (GSHS). A participação em aulas de Educação Física foi usada como variável dependente (Participa/Não participa). Utilizou-se as variáveis independentes: sexo, faixa etária, cor da pele, “com quem mora”, série (ensino médio), turno de estudo, reprovação, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, principal fonte de renda, renda familiar, religião e prática da religião. Para a análise da associação entre as variáveis foi utilizada a regressão logística binária. Resultados: O percentual de adolescentes que participa das aulas de Educação Física foi de masculino= 78,2% e feminino= 71,8%. Na regressão logística, após ajuste para as variáveis sexo e faixa-etária, verificou-se associação à Participação em aulas Educação Física: cor da pele “não branca” (OR 1,30; IC95% 1,10–1,54), turno de estudo noturno (OR 0,62; IC95% 0,54–0,72), religião “não católica” (OR 1,19; IC95% 1,02–1,39) e não praticante de religião (OR 0,83; IC95% 0,72–0,97). Em relação a variável religião, percebeu-se que houve uma inversão na relação entre “Ser Católico ou Não e Participar de aulas de Educação Física”. Dessa forma, as variáveis sexo e idade são consideradas no presente estudo como fatores de confusão para essa relação. Conclusão: Após ajuste para as variáveis sexo e faixa-etária, percebeu-se associação entre a participação em aulas de EF e autorelatar cor de pele “não branca”, estudar no turno diurno, ser da religião “não católica” e praticar sim a religião afiliada.

Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS VIEIRA TAVARES
Interno - 1228110 - ROBERTO JERÔNIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 12/04/2017 16:37