Notícias

Banca de DEFESA: RAFAEL PINTO LOURENÇO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL PINTO LOURENÇO
DATA: 20/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, EXCESSO DE PESO E QUALIDADE DE VIDA EM AMPUTADOS DE MEMBRO INFERIOR ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ARACAJU-SE.
PALAVRAS-CHAVES: Amputados, atividade física, qualidade de vida e antropometria.
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: O crescente número de casos de perda do membro inferior já é reconhecido como uma questão de saúde pública em todo o mundo. Uma vez que a amputação é potencialmente incapacitante, limitante, e que leva a sérios danos na funcionalidade, podendo alterar o nível atividade de física, o estado nutricional e a qualidade vida do indivíduo. Objetivo:Avaliar a associação do nível de atividade física com excesso de peso e qualidade de vida de amputados de membros inferiores atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, SE. Métodos:Estudo descritivo, transversal, quantitativo, com amostra por conveniência, de indivíduos adultos, de ambos os sexos, submetidos à amputação de membros inferiores unilaterais. Na amostra (n= 54) foi avaliado o excesso de peso (IMC e circunferência do pescoço), o nível de atividade física (IPAQ versão curta) e a qualidade de vida (WHOQOL-Bref). Para a análise estatística,foram utilizados os testes qui-quadrado (variáveis categóricas), t student e Mann-Whitney (variáveis numéricas), e um modelo de regressão, sendo o valor de p < 0.05.Resultados:74% da amostra foi classificada comoinsuficientemente ativa, sendo o sexo masculino identificado como o mais ativo da amostragem. Foi observada uma associação significativa entre o nível atividade físicacom o excesso de peso, a qualidade de vida e o nível de amputação.Osinsuficientemente ativos apresentaram maiores índices de excesso de peso, maior nível de amputação e baixa qualidade de vida em comparação aos indivíduos ativos. Conclusão:O nível de atividade física de indivíduos amputados de um membro inferior associou-se com o excesso de peso e com aspectos da qualidade de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Notícia cadastrada em: 06/04/2017 07:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r12646-2c874e3307