Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA CELESTINO DOS SANTOS

DISCENTE: SAMARA CELESTINO DOS SANTOS
DATA: 16/03/2017
LOCAL: Departamento de Educação Física
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FATORES ASSOCIADOS E IMPLICAÇÕES PARA A VIDA DO ADOLESCENTE SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Aulas de Educação Física. Adolescentes. Fatores Associados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivos: Verificar a associação entre a participação em aulas de EF e fatores sócio demográficos, educacionais, econômicos e religião em estudantes do ensino médio. Métodos: O presente estudo trata-se de uma análise secundária dos dados de um levantamento epidemiológico de delineamento transversal com amostra composta por 3.992 escolares (com idade de 14 a 19 anos) do ensino médio da Rede Pública Estadual de Sergipe. A coleta dos dados deu-se mediante questionário auto administrado (Global Student Health Survey). A participação em aulas de EF foi usada como variável independente (Participa/Não participa). Utilizou-se as variáveis: sexo, faixa etária, cor da pele, com quem mora, série (ensino médio), turno de estudo, reprovação, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, principal fonte de renda, renda familiar, religião e prática da religião. Para a análise da associação entre as variáveis foi utilizada a regressão logística binária. Resultados: O percentual de adolescentes que não participa das aulas de EF foi expressivo (masculino=21,8 %; feminino=28,2%). Apresentaram-se associadas à participação em aulas de EF as seguintes variáveis: sexo masculino (OR=0,70; IC95% 0,60-0,82), maior faixa etária (OR=1,25; IC95% 1,00-1,55), cor da pele não branca (OR=0,78; IC95% 0,66-0,92), turno noturno de estudo (OR=1,62; IC95% 1,39-1,89), não praticante de religião (OR=1,23; IC95% 1,06-1,43). Conclusão: A participação em aulas de EF encontrou associação com o sexo masculino, adolescentes mais velhos e estudantes do turno noturno. Apesar da afiliação religiosa não ter apresentado associação com participação em aulas de EF, adolescentes da cor de pele branca e não praticantes da religião afiliada registraram associação.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS

Notícia cadastrada em: 13/03/2017 16:03