Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA COSTA MATOS

DISCENTE: RENATA COSTA MATOS
DATA: 13/02/2017
LOCAL: Departamento de Educação Física
TÍTULO: ESTADO NUTRICIONAL E EFEITO DA REDUÇÃO DE CARBOIDRATOS SOBRE MARCADORES HEMATOLÓGICOS E CARDIOMETABÓLICOS DE ATLETAS DE JIU-JITSU
PALAVRAS-CHAVES: artes marciais; dieta com restrição de carboidratos; avaliação nutricional; perda de peso; biomarcadores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

INTRODUÇÃO: O jiu-jitsu é um esporte de luta no qual os competidores são distribuídos de acordo com categorias de peso. Por isso, acabam utilizando estratégias, muitas vezes prejudiciais, para se adequarem às categorias antes das competições. Uma das estratégias utilizadas é a redução da ingestão energética. Neste âmbito, a restrição de carboidratos vem sendo amplamente utilizada. Entretanto, devido a importância do carboidrato para a prática da modalidade, a sua utilização em atletas de jiu-jitsu ainda necessita ser estudada. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e as estratégias adotadas por praticantes de brazilian jiu-jitsu, e analisar o efeito de duas estratégias alimentares hipocalóricas com proporções distintas de carboidrato na perda de peso e em marcadores bioquímicos. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com intervenção dietética de 4 semanas. A amostra foi distribuída em dois grupos (R-CHO- redução moderada de carboidrato e A-CHO- adequado carboidrato, A-CHO). Foi aplicado um questionário de perda de peso e foram avaliados o estado nutricional, composição corporal, marcadores hormonais e bioquímicos, além do monitoramento dietético. Para análise estatística dos dados foi aplicado o teste ANOVA two-way com post-hoc de Bonferroni, considerando significativo os valores de p≤0,05. RESULTADOS: Um total de 35 atletas iniciaram o estudo, destes 21 (60%) já haviam utilizado estratégias para perda de peso. Os métodos mais utilizados foram “fazer mais exercícios que o habitual”; “reduzir doces e gorduras” e “suplementos para a perda de peso”. Os atletas de categorias mais pesadas apresentaram maiores níveis de VLDL (p≤0,05) e menores de testosterona (p<0,001). Quanto aos atletas que concluíram a intervenção (n=18), tanto o R-CHO (n=10) quanto o A-CHO (n=8) apresentaram redução de peso, IMC e percentual de gordura (p≤0,05), sem alteração da integridade dos marcadores hematológicos e imunológicos. Quanto aos dados cardiometabólicos, o grupo A-CHO apresentou elevação nos valores de VLDL e triglicérides (p≤0,05). CONCLUSÃO: Há uma elevada prevalência de indivíduos que utilizam estratégias para a perda rápida de peso. Com isso, é necessário propor a adoção de métodos eficientes e seguros para a perda de peso gradual. Neste sentido, a redução de carboidratos mostrou-se uma estratégia eficiente e segura, visto que promovou a perda de peso, sem alterar a integridade de marcadores hematológicos, imunológicos e cardiometabólicos.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA

Notícia cadastrada em: 01/02/2017 12:47