Banca de DEFESA: FABIO JORGE SANTOS DE CASTRO

DISCENTE: FABIO JORGE SANTOS DE CASTRO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala 4 DEF/UFS
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES.
PALAVRAS-CHAVES: adolescentes. Aptidão física. Desempenho escolar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: níveis adequados de aptidão física são reconhecidos por benefícios à saúde, sendo possível relacioná-los com a prevenção de várias doenças. Todavia, a associação entre aptidão física e desempenho escolar ainda não está estabelecida na literatura e tem sido uma preocupação atual, considerando o processo de desenvolvimento do ser humano num contexto global. Objetivo: Verificar a associação entre os componentes da aptidão física relacionada à saúde e o desempenho escolar de adolescentes. Métodos: estudo descritivo e transversal. A amostra foi composta por 326 adolescentes com idades entre 15 e 18 anos do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Os dados relativos à aptidão física foram coletados mediante aplicação da bateria de testes da American Aliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance e os relativos ao desempenho escolar (boletins de notas) foram obtidos junto à coordenação de registro escolar do IFS. Recorreu-se à regressão logística binária para análise de associação entre as variáveis. Resultados: as moças apresentaram menor prevalência (p<0,05) de inaptidão na flexibilidade (FLEX) e os rapazes na força/resistência muscular (FRM). Na composição corporal (CC) e resistência cardiorrespiratória (RC), não houve diferença entres os grupos (p˃0,05). Sobre o desempenho escolar, a prevalência de aprovação geral foi de 86,3%, sem diferença significativa (p˃0,05) entre os desempenhos dos grupos nas três áreas do conhecimento juntas e na área das ciências humanas (CH) isolada. Todavia, nas áreas das linguagens e códigos (LC) e ciências da natureza (CN), as moças apresentaram desempenho superior aos rapazes (p<0,05). A área das CN apresentou a maior prevalência (p<0,05) de inaptos, 24,5%, contra 12,8% das CH e 8,8% das LC. Por fim, não houve associação da CC e da Flex com o desempenho escolar (p˃0,05), a FRM associouse com o desempenho escolar somente antes do controle de possíveis fatores de confusão (OR=2,78; IC95%=1,08-7,13) e a RC associou-se tanto antes do controle de possíveis fatores de confusão (OR=2,15; IC95%=0,98-4,75) quanto depois do ajuste por sexo e idade (OR=2,39; IC95%=1,05-5,44). Conclusão: houve associação entre o componente resistência cardiorrespiratória e o desempenho escolar de adolescentes.

Presidente - 426385 - ANTONIO CESAR CABRAL DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DIEGO AUGUSTO SANTOS SILVA
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 11/02/2016 09:13