Banca de DEFESA: OBANSHE SEVERO DACELINO E PORTO

DISCENTE: OBANSHE SEVERO DACELINO E PORTO
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala 4 no DEF
TÍTULO: MEDIDA DA CAPACIDADE ANAERÓBICA DE ATLETAS DOS ESPORTES COLETIVOS DE INVASÃO: MAOD E LINE DRILL TEST
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade Anaeróbica; Esporte Coletivo de Invasão; Avaliação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A capacidade anaeróbica é determinante nos resultados dos esportes coletivos de invasão e pode ser avaliada através do Line Drill Test (LDT), que apresenta correlações com o Wingate. Seu resultado, tempo de execução, é comumente obtido utilizando cronômetros manuais. A capacidade anaeróbica também pode ser mensurada pelo máximo déficit de oxigênio acumulado (MAOD), adotado como padrão-ouro para essa capacidade. A versão clássica desse método demanda tempo e custo relativamente elevados, ao passo que a versão alternativa (MAODALT), embora apresente tempo e custos de execução reduzidos, foi validada exclusivamente para o cicloergômetro, o que não satisfaz as solicitações motoras dos esportes coletivos de invasão. A partir deste cenário, foram desenvolvidos três estudos cujo objetivos foram: a) Determinar a fidedignidade dos resultados de registros do tempo de execução do LDT através de cronômetros e da análise de vídeo; b) Validar o protocolo para determinação do MAOD através do MAODALT realizado na esteira ergométrica em atletas de esportes coletivos de invasão; e c) Validar o LDT como medida da capacidade anaeróbica em atletas de desporto coletivo de invasão comparando-o com um teste padrão-ouro e específico para movimento. Participaram da presente pesquisa atletas universitários de basquetebol, handebol e futsal. Houve uma boa concordância entre as medidas de registro do tempo de execução para todas as medidas e não houve diferença significativa (p = 0,999). O MAODALT apresentou alta correlação (r = 0,76; p = 0,030) e boa concordância com o MAOD. Por fim, o MAOD obtido no LDT (MAODLD) apresentou boa concordância com o MAOD clássico e o MAODALT. Nossos resultados sugerem que: a) A utilização tanto de cronômetros como de vídeos para registrar o tempo do LDT é válida e confiável; b) O MAODALT obtido em testes na esteira ergométrica mostrou-se capaz de estimar o MAOD clássico em atletas de esportes coletivos de invasão; e c) O LDT pode ser utilizado para estimar o MAOD, contudo, seu tempo de execução não está associado à medida da capacidade anaeróbica representada pelo MAOD.

Externo à Instituição - GUSTAVO GOMES DE ARAÚJO
Presidente - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 2019019 - MARZO EDIR DA SILVA

Notícia cadastrada em: 13/08/2015 15:09