Banca de DEFESA: JOAO PAULO DA SILVA

DISCENTE: JOAO PAULO DA SILVA
DATA: 29/07/2015
LOCAL: Departamento de Educação Física sala 5
TÍTULO: CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Recomendação de atividade física; Atividade física; Escolares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O conhecimento é um caminho necessário para que os indivíduos comecem tomar decisões a partir do conhecimento adquirido, assim, é de suma importância transmitir no ambiente escolar, através de uma metodologia diferenciada, o conhecimento sobre as recomendações de atividade física, para que os educando mudem seu comportamento no que diz respeito à adoção ou manutenção de um estilo de vida ativo. Objetivou-se verificar a prevalência e fatores associados ao conhecimento sobre as recomendações internacionais de atividade física em escolares do estado de Sergipe. O estudo é de caráter transversal com amostra composta por 3992 (2448 feminino e 1544 masculino) escolares do Estado de Sergipe, com idade entre 14 a 19 anos. As variáveis do estudo foram verificadas através de um questionário auto-administrativo, utilizando a análise descritiva (frequência, Qui-Quadrado) e Inferencial (regressão logística binária bruta e ajustada). Os resultados deste estudo apontam para alta prevalência de escolares que desconhecem os componentes freqüência (85,2%), duração (69,4%), sessão (72%) e intensidade (81,5%) das recomendações de atividade física, como também, 99,8% desconhecem as recomendações de atividade física geral. Contudo, os meninos apresentaram ter mais conhecimento em relação às meninas, apresentando a maioria das variáveis sociodemograficas, Nível de Atividade Física e Exposição ao Comportamento Sedentário associadas as recomendações de atividade física. Nas recomendações sobre a freqüência os escolares do sexo feminino, do turno de estudo noturno e que são considerados sedentários tiveram mais chance de desconhecerem as recomendações. No componente duração o sexo feminino, escolares do 3º ano e que são considerados sedentários apresentaram mais chance de conhecer as recomendações, tendo os escolares com 3-4 anos de atraso escolar com mais chance de desconhecer as recomendações. Já, em relação a sessão as meninas, alunos com idade entre 16-17 e 18-19 anos e que estudam no 2º e 3º ano tiveram mais chance de desconhecer as recomendações. E, no componente intensidade as meninas apresentaram mais chance de desconhecer as recomendações. Conclui-se que os escolares tiveram alta prevalência em relação ao não conhecimento das recomendações de atividade física e, que algumas variáveis sociodemográficas e nível de atividade física apresentaram associações significativas, tendo algumas variáveis de forma separada ou agrupada influenciando o nível de conhecimento dos escolares sergipanos. Desta forma, a intervenção em busca de meios para impelir os escolares ao conhecimento das recomendações de atividade física é de fundamental importância, criando projetos que levem a promoção da saúde desses escolares.

Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Externo à Instituição - EDUARDO SEIXAS PRADO
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 14/07/2015 15:13