Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN DO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVAN DO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 07/07/2015
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 4 no DEF
TÍTULO: EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão; Exercício; Qualidade de vida.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Há inúmeras evidências que o exercício físico exerce efeito hipotensor, sendo um importante método de prevenção, controle e tratamento da HAS, sendo a caminhada o exercício mais conhecido e recomendado por profissionais de saúde. No entanto, não existem até então, estudos publicados que comparem o efeito hipotensor de um programa de exercício com um programa de caminhada sobre a pressão arterial e a qualidade de vida nos pacientes hipertensos pertencentes a Estratégia de Saúde da família. Assim, o objetivo foi Verificar os efeitos do exercício físico sobre a pressão arterial e qualidade de vida em pacientes da estratégia de saúde da família (ESF). 133 indivíduos com diagnóstico de HAS foram selecionados dos registros das unidades da estratégia de saúde da família e randomizados através de uma tábua de randomização em dois grupos: Grupo 1: Pacientes que realizaram um programa de exercícios combinados e Grupo 2: Pacientes que realizaram um programa de caminhada supervisionada. Os dois grupos executaram atividades numa mesma frequência semanal (3 dias por semana), mesma duração (60 minutos), durante 12 semanas. A diferença consistiu no tipo de atividade e tempo destinado à cada uma delas dentro do tempo total, justamente para observar se houve diferença nos resultados. o grupo caminhada, que apresentou melhora em todos os parâmetros, exceto na circunferência abdominal e no colesterol HDL. o grupo Exercício, que apresentou melhora em todos os parâmetros, exceto no colesterol HDL . O grupo exercício apresentou reduções mais acentuadas para a pressão sistólica e diastólica (P<0,001), assim como para o escore da qualidade de vida, o que indica melhora na qualidade de vida (P<0,001). Portanto, tanto no grupo caminhada quanto no grupo exercício ficou evidenciado o efeito do exercício na diminuição da pressão arterial e na melhora do score de qualidade de vida dos pacientes hipertensos da estratégia de saúde da família, contudo, mesmo ambos os grupos apresentando redução nos níveis de pressão arterial e melhor nível de qualidade de vida o grupo exercício apresentou reduções mais acentuadas em todas as variáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Interno - 426385 - ANTONIO CESAR CABRAL DE OLIVEIRA
Interno - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 22/06/2015 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r12762-01b8f192c5