Notícias

Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS SANTOS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 02/07/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 5 no DEF
TÍTULO: EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A INGESTÃO DIETÉTICA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONHECIMENTO EM NUTRIÇÃO DE ATLETAS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA ATLETA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Body composition, nutrition status, athletes, eating behavior, adolescents
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Obejtivo: avaliar e comparar o efeito de uma intervenção nutricional sobre conhecimento em nutrição, a ingestão dietética e a composição corporal em atletas adultos e adolescentes.

Métodos: em um estudo clínico quasi-esperimental do tipo antes e depois, 32 atletas ( 21 adultos e 11 adolescentes) participaram de um acompanhamento nutricional, que consistia em quatro consultas separadas por um intervalo de 45 a 60 dias. Nas consultas os participantes foram avaliados quanto à composição corporal por meio de dobrals cutâneas e quanto à alimentação pelo recordatório de 24 horas. Além disso, preencheram um questionário de conhecimento em nutrição no início e ao final do acompanhamento. Para avaliação de energia, nutrientes e porções alimentares foi criada a variável efeito positivo da intervenção nutricional, a qual consistia na prevalência de indivíduos que se mantiveram ou aproximaram das recomendações.

Resultados: Ambos os grupos tiveram um aumento no nível de conhecimento em nutrição, e um aumento da massa coprporal e da massa magra (p<0,05). Somente os adolescentes aumentaram a área muscular do braço, o número de refeições, ingestão hídrica e de gordura monoinsaturada e poli-insaturada. além disso, diminuiram a prevalência de omissão de lanches (p<0,05). ambos os grupos aumentaram a adequação de refeições pré e pós-treino e tiveram efeitos positivos na ingestão de nutrientes e grupos alimentares. Os adolescentes tiveram maior efeito positivo com relação à ingestão de açucares e doces do que os adultos (p<0,05).

Conclusão:O acompanhamento nutricional foi eficaz em promover mudanças benéficas na composição corporal, no conhecimento em nutrição e na alimentação de ambos os grupos, no entanto, o efeito foi maior nos adolescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Presidente - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Externo à Instituição - SANDRA MARIA LIMA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 11/06/2015 16:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata2.fragata2 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5